26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Como aumentar a velocidade de montagem do sistema FV?

Solução da ARaymond possibilita a instalação de 1 MWp em quatro dias com três pessoas

Autor: 10 de fevereiro de 2022março 2nd, 2022Brasil
Como aumentar a velocidade de montagem do sistema FV?

PowAR Cinch™. Foto: ARaymond/Divulgação

Atualmente, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil tem aproximadamente 815 mil sistemas fotovoltaicos de GD (geração distribuída) – espalhados por cerca de 5,5 mil municípios.

Além disso, projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o país deverá encerrar 2022 com quase 25 GW de capacidade instalada em solar.

Em meio a este cenário de crescimento exponencial de projetos fotovoltaicos, um ponto a se destacar é quando agregamos painéis e suas estruturas de fixação. Existem, inclusive, equipamentos que podem otimizar a velocidade de montagem.

Como é o caso do PowAR Cinch™ da ARaymond. “Desenvolvido para estruturas de solo fixa e tracker, são validados e credenciados por laboratórios após realização de testes com os maiores fabricantes de módulos, tornando assim estas soluções como únicas e exclusivas no mercado solar”, disse Rafael Avila, gerente de contas do segmento de Energia da ARaymond Brasil.

“Eles são anti-furto, realizam fixação e aterramento em um só click. Em média, com apenas 30 segundos é possível fazer a fixação de um módulo com três pessoas, possibilitando a instalação de 1 MWp em quatro dias também com três pessoas”, destacou.

Avila enfatizou ainda que o produto dispensa a utilização de ferramentas especiais como parafusadeira elétrica, chave de torque e é necessário somente um martelo para fixação das placas.

“Dispensa ainda a manutenção periódica de torque a cada seis meses ou um ano (frequência definida de acordo com o projeto). Em resumo, após fixar os módulos com as soluções ARaymond, não é necessário nenhum tipo de manutenção ao longo da vida útil da instalação”, ressaltou.

E por último, e uma das mais interessantes, de acordo com ele, é que o PowAR Cinch™ permite a fixação dos painéis pela parte de baixo, dispensando o uso de escadas, andaimes e que instaladores andem por cima dos módulos, causando assim danos irreparáveis.

Leia mais: Soluções de fixação de módulos fotovoltaicos sem parafusos

PowAR Snap ®

Outro produto que consegue aumentar a velocidade de montagem dos sistemas fotovoltaicos é o PowAR Snap ® S+, desenvolvido para soluções de rooftop. O mesmo possui as mesmas vantagens do PowAR Cinch™, mas possui um diferencial de ser fixo por cima.

PowAR Snap®. Foto: ARaymond/Divulgação

PowAR Snap®. Foto: ARaymond/Divulgação

RayVolt ®

Segundo o especialista, para um aterramento eficaz, a ARaymond desenvolveu o RayVolt ®, um aterrador que possui a mesma lógica dos fixadores (dispensa furações no perfil do módulo ou nas estruturas) sendo fixo na quina dos perfis com a utilização também de um martelo. “Quando inserido, realiza o rompimento do isolamento do cabo dispensando o uso de facas e afins”.

Gerenciador de cabos. Foto: ARaymond/Divulgação

RayVolt ®. Foto: ARaymond/Divulgação

“Possuímos ainda uma gama de diferentes gerenciadores para um cabo ou mais. Eles permitem o gerenciamento organizado e em direções diferentes e organiza os cabos sobre o perfil dos painéis – permitindo assim uma melhor organização, economia de cabos e não causam sombra sobre as células em módulos bifaciais, garantindo a captação de 100% de energia das placas”, concluiu.

Gerenciador de cabos. Foto: ARaymond/Divulgação

Gerenciador de cabos. Foto: ARaymond/Divulgação

Sobre a ARaymond

A ARaymond fechou o ano de 2021 com cerca de 10 GW instalados em todo o mundo, sendo eles 70% em soluções de usinas de solo e cerca de 30% em soluções para rooftop. Isto se deve porque existem muito mais projetos de telhado (em menor escala) e menos de solo (porém projetos muito maiores) que acabam utilizando mais esta solução.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.