20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Como inovações do mercado de pagamentos estimulam o setor solar?

Confira quais alternativas estão disponíveis para o mercado fotovoltaico brasileiro

Autor: 12 de maio de 2021Opinião
Como inovações do mercado de pagamentos estimulam o setor solar?

Em todas as crises existem oportunidades para aprender e inovar. Este é o momento em que é necessário se reinventar para sobreviver, e quem se adapta melhor sai ainda mais forte.

Não há dúvidas que o processo de transformação digital foi acelerado em todo o mundo devido à pandemia da Covid-19 e a primeira pergunta que gostaria deixar é: você já se adaptou ao mundo digital? Melhor, você se adaptou mais que seus concorrentes?

Houve mudanças na comunicação, nos padrões de consumo e até nas formas de pagar, que afeta diretamente a dinâmica de negócios entre empresas e clientes e o segmento solar também precisa acompanhar essas mudanças.

Atualmente, é possível fechar projetos fotovoltaico completos a distância, mas também é necessário adaptar esse pagamento, seja a vista ou financiado.

Usar as mídias sociais e o WhatsApp para negociar e fechar negócios já não é novidade. Mas depois que o cliente manifesta a intenção de fechamento, qual é a melhor maneira de solicitar o pagamento do projeto?

A última etapa do processo de venda é o pagamento. Qual é o nível de inovação que você apresenta nessa etapa? Por que não incluir um QR-Code de cobrança em todas as propostas? Se a preocupação for com as cobranças que os grandes bancos fazem para utilizar o PIX PJ, saiba que já existe um banco digital feito especialmente para o setor solar, com vários benefícios gratuitos, dentre eles o PIX PJ!

Os financiamentos já não são novidades no nosso mercado. Algumas instituições financeiras já possuem plataformas online que permitem o envio de documentos e formalização de contratos sem necessidade de ir até uma agência física.

As plataformas permitem o fechamento muito mais rápido e prático quando comparado aos processos de financiamento físico dentro de uma agência bancária. Mas já aconteceu com você aquele caso em que o cliente demora para enviar os documentos, depois demora para assinar o contrato? 

Uma grande inovação do mercado de pagamentos é ter um link de pagamento personalizado, uma cobrança que pode ser enviada via redes sociais em que o cliente insere as informações do cartão em um ambiente totalmente seguro, parcelando a compra em até 12 vezes e você recebe o valor total em até sete dias.

Aliás, os cartões de crédito são uma ótima ferramenta que pode ser mais bem explorada pelo mercado e ser complementar a outros meios de pagamentos, permitindo assim a utilização de multimeios de pagamento em um único projeto. 

Abaixo, alguns benefícios de apresentar essa alternativa como padrão nas propostas e como essa inovação vai ajudar você a fechar ainda mais projetos:

  1. Os clientes já estão acostumados a utilizar cartões em outros produtos e serviços e muitos utilizam esse método, pois parte do valor utilizado retorna como pontos, milhas, ou cashback de acordo com o pacote de benefícios dos cartões utilizados;
  2. Permite que o negócio seja fechado de forma rápida e prática, sendo possível o pagamento do projeto completo ou simplesmente amarrar o cliente com um “sinal” na hora do fechamento;
  3. Link de pagamento personalizado que pode ser enviado via WhatsApp. O cliente passa o cartão como em uma compra online sem precisar ir até uma loja física, podendo ser utilizado para que seu cliente realize o pagamento independentemente de onde ele esteja;
  4. Pode aumentar suas taxas de aprovação em financiamentos, porque quando você inclui uma “entrada no financiamento” reduz o risco da financeira e facilita a aprovação, sendo que você pode facilitar essa entrada parcelada em 12x e viabilizar mais projetos;
  5. Melhora o fluxo de caixa da sua empresa e reduz o seu risco de inadimplência, afinal seu cliente paga parcelado, porém você pode receber à vista, e quem assume, em caso de inadimplência, é a operadora do cartão;
  6. Permite que o cliente utilize 2 ou mais cartões, reduzindo assim possíveis problemas relacionados ao limite dos cartões utilizados;
  7. É grátis! Isso mesmo, você não paga mensalidades nem taxa por emissão de link de pagamento, dependendo do banco a ser utilizado;
  8. Permite que o faturamento seja direto do distribuidor, evitando a bitributação, assim você pode configurar um split de pagamento direto para seu fornecedor sem precisar que o valor caia na sua conta e gere lastro fiscal e contábil para sua empresa.
Henrique Vieira

Henrique Vieira

Gerente de Soluções de Pagamentos na Edmond Tecnologia. Formado em Mecânica e pós graduado em Finanças, Investimentos e Banking. Atua há mais de 3 anos no segmento de energia solar.

2 comentários

Comentar