27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Congresso debaterá impactos da Lei 14.300 e tendências do setor solar

Canal Solar promove evento para debater a Lei 14.300 e aborda temas relacionados ao armazenamento e H2V

Autor: 17 de novembro de 2022junho 28th, 2023Eventos
5 minutos de leitura
Congresso debaterá impactos da Lei 14.300 e tendências do setor solar

O congresso será na modalidade presencial e também transmitido online em tempo real. Foto: Envato Elements

O Canal Solar realizará nos dias 28 e 29 de novembro no Centro de Convenções da Unicamp, localizado em Campinas (SP), o Canal Conecta, evento que contará com a presença de profissionais renomados do setor de energia solar brasileiro.

O congresso, que será realizado de forma presencial, contará também com transmissão online em tempo real, permitindo que profissionais e investidores de diferentes regiões participem. Serão debatidos temas como a Lei 14.300/2022 – conhecida como Marco Legal da GD -, o mercado de armazenamento de energia em baterias, o mercado de Hidrogênio Verde no Brasil e no mundo, aplicações das usinas fotovoltaicas flutuantes, entre outros temas.

Para mais informações sobre a compra de ingressos e palestras, clique aqui.

Segundo Bruno Kikumoto, diretor executivo do Canal Solar, o objetivo dessa primeira edição é trazer temas relevantes para o fomento do mercado fotovoltaico que, às vezes, aparentam estar desconectados da realidade dos integradores, mas que, na verdade, estão bem próximos e são de extrema relevância.

“Vamos trazer profissionais de renome que dominam o assunto para trazer insights de modelos de negócios. Será um evento para que as pessoas troquem conhecimento, façam networking e encontrem com os participantes soluções para os problemas que eles têm atualmente nas operações, nas atividades do dia a dia”, destacou.

“O encontro vai ser realizado em um lugar icônico, a Unicamp, uma das melhores universidades do mundo, onde vários que atuam no setor solar e elétrico começaram as suas carreiras, as suas jornadas”, concluiu Kikumoto.

Para esclarecer os principais pontos da Lei 14.300/2022, o advogado Pedro Dante, especialista em energia e infraestrutura do Lefosse Advogados, ministrará a palestra “Como se preparar para a Lei 14.300?”.

O especialista explicará aos participantes quais mudanças começam a valer a partir de janeiro de 2023, além de exemplificar como os integradores podem se preparar para realizarem seus negócios e aproveitarem as oportunidades do setor.

Ainda sobre este tema, será realizado um painel de discussão sobre os impactos que a Lei trará na rotina dos profissionais do mercado fotovoltaico. Entre os palestrantes, estão Bernardo Marangon, sócio administrador na Exata Energia; Elvis Almeida, diretor de Novos Negócios na MySol; Natália Maestá, CEO da Fonte Solar; e Marcelo Abuhamad, diretor Comercial do Grupo Bonö.

Boas práticas de vendas e O&M

Visando capacitar ainda mais os profissionais que atuam na venda de soluções fotovoltaicas, o evento contará com um debate sobre as melhores práticas do setor na hora de realizar uma venda e quais ferramentas e táticas são recomendadas aos integradores.

Esta discussão será realizada no segundo dia do evento por Gustavo Tegon, diretor de negócios da Esfera Solar; Fábio Furtado, CEO da SolarZ; Neto Tosato, fundador da Projesol; Raphael Brito, proprietário e fundador da SolarPrime; e Rodrigo Matias, diretor Comercial da Ecori.

Já a discussão a respeito de O&M (operação e manutenção) será encabeçada por Leandro Figueiredo, gerente de Operações e Manutenção na Siemens Energy.

O especialista palestrará sobre a importância do O&M, como as novas tecnologias de supressão de vegetação, limpeza de painéis fotovoltaicos, monitoramento de módulos, manutenções preventivas e preditivas e os principais indicadores de performance e custos.

Além disso, haverá um painel de discussão com a presença de Mauro Sirtoli, gerente de energias renováveis da Weidmüller Brasil; Victor Soares, engenheiro na JA Solar; e Paulo Freire, sócio diretor da Paiol Engenharia.

Armazenamento, usinas flutuantes e hidrogênio verde

O armazenamento em grande escala é um tema importante para a geração de energia solar. Para palestrar sobre este tema, o evento contará com a presença o especialista em sistemas de armazenamento de energia, Rogério Costa, gerente de Vendas da YouOn.

À medida que os custos da tecnologia solar caem, o interesse em usina fotovoltaica flutuante cresce. Para explorar as diversas aplicações destes empreendimentos, José Bione, engenheiro na Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), abordará os principais aspectos dessa fonte de energia complementar.

O especialista decorrerá a respeito das oportunidades deste segmento, o engenheiro falará sobre as vantagens deste tipo de projeto, como subestação, o baixo impacto ambiental, a otimização de custos, entre outros benefícios.

E para falar sobre hidrogênio verde, o Canal Conecta terá a participação de Ennio Peres, coordenador do laboratório de Hidrogênio da Unicamp, que vai falar os principais conceitos desse novo combustível no mercado.

Complementando, Eduardo Tobias, sócio-diretor da Watt Capital, abordará cases, modelos de negócios, viabilidade econômica e mapeamento de projetos em desenvolvimento.

Sistemas híbridos

Glaysson Muller, pesquisador da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), explicará qual o papel do sistema de armazenamento distribuído no sistema elétrico e responderá as principais questões levantadas sobre o tema.

Conectando o assunto, o último painel de discussão do evento tem como foco inversores e sistemas híbridos e será apresentado por Marcelo Villalva, professor de engenharia elétrica e pesquisador na Unicamp, com participação de Alexandre Borin, diretor Comercial da Canadian Solar, e outros profissionais.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.