Segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a primeira quinzena de dezembro apresentou uma alta de 2% no consumo de energia elétrica do país em relação ao mesmo período de 2019.
Considerando o expurgo dos efeitos de migração de consumidores, o ACR (Ambiente de Contratação Regulada) teve um crescimento de 1% e o ACL (Ambiente de Contratação Livre) cerca de 4,5%.
Já no cenário em que são contabilizadas todas as transações de cargas, o consumo no ACR recuou 1,3%, enquanto o ACL aumentou 9,5%.
“Essa oportunidade no mercado livre vem com o impacto no preço da tarifa. Como tivemos uma redução na demanda, está sobrando energia pela retratação da indústria por conta da Covid-19. Quando o consumidor vai para o ACL, ele tem uma previsibilidade. Portanto, a realidade econômica está impulsionando as empresas a procurarem parceiros no ACL”, disse Pedro Dante, advogado especialista do setor de energia do escritório Lefosse.
Crescimento por estado
A CCEE destacou os seguintes estados que obtiveram um crescimento no consumo de energia: Espírito Santo (13%), Goiás (10%), Mato Grosso (7%), Santa Catarina (7%), Minas Gerais (6%), Rio de Janeiro (6%) e São Paulo (1%).