19 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,75GW

Ministro destaca recordes atingidos pelo setor elétrico em 2020

Bento Albuquerque ressaltou importância das renováveis para o fornecimento de energia

Autor: 29 de dezembro de 2020março 5th, 2021Setor Elétrico
Ministro destaca recordes atingidos pelo setor elétrico em 2020

A pandemia da Covid-19 impactou diretamente todos os setores econômicos no Brasil e no mundo. No entanto, o mercado que se mostrou resiliente nesse período foi de energias renováveis, que mesmo diante da situação adversa bateu alguns recordes.

Analisando este ano, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, emitiu um comunicado e destacou alguns marcos importantes que o setor atingiu. Entre eles o recorde de geração eólica, que contabilizou 12.229 MW em outubro.

Ademais, o ministro ressaltou a geração solar fotovoltaica. “Essa fonte renovável atingiu, por exemplo, 2.073 MW em abril, energia suficiente para abastecer 5 milhões de pessoas”, acrescentou.

“Dois mil e vinte foi desafiador. Nos deparamos com uma pandemia que impôs a necessidade de priorizarmos a saúde dos nossos servidores, colaboradores e parceiros, e, ainda assim, mantermos os serviços essenciais para o país”, disse Albuquerque.

Outros marcos do setor

Durante o comunicado, o ministro destacou ainda outros marcos importantes alcançados pelo setor de Minas e Energia em 2020:

  • Novo recorde de produtividade da usina hidrelétrica Itaipu: 1,0881 MW médios produzidos por metro cúbico de água por segundo;
  • A usina nuclear Angra 2 atingiu uma marca histórica, completando um ciclo de geração de energia de 13 meses de forma contínua, com fator de capacidade de 99,43%;
  • Na área de petróleo, ocorreram recordes de exportação (1 milhão de barris por dia no mês de abril) e de produção (2,8 milhões de barris por dia em agosto);
  • No setor mineral, alcançaram-se 45,5% de participação no saldo da balança comercial, atingindo 20,5 bilhões de dólares.

“Que possamos, também, continuar contando com a confiança e com o apoio de todos os segmentos de Minas e Energia. E que consigamos atender os anseios que a sociedade almeja e tanto merece”, finalizou.

Brasil atinge marca história de 7 GW

O Brasil alcançou um marco histórico em novembro. Segundo levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o país registrou 7 GW de potência operacional da fonte solar, em usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos.

“A energia fotovoltaica cresce, aceleradamente, porque reduz as despesas das famílias, comércio, serviço e da indústria. Chegamos a 7 GW, metade da usina hidrelétrica de Itaipu”, comentou Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
Comentários repetidos (spam), escritos em letras maiúsculas e/ou tiverem links serão automaticamente rejeitados.