27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,82GW

Consumo de energia cresce 4,8% em outubro, aponta CCEE

Segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a primeira quinzena de outubro confirmou a tendência de crescimento no consumo de energia elétrica sinalizada nos últimos meses, com um aumento de 4,8%…

Autor: 26 de outubro de 2020novembro 25th, 2020Brasil

Segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a primeira quinzena de outubro confirmou a tendência de crescimento no consumo de energia elétrica sinalizada nos últimos meses, com um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2019. É a maior variação positiva neste ano.

Analisando apenas o ACR (Ambiente de Contratação Regulada), em que a compra de energia se dá com o intermédio das distribuidoras, o levantamento mostrou uma alta de 3,4%  nos primeiros 15 dias deste mês.

Já no ACL (Ambiente de Contratação Livre), em que há a negociação bilateral entre compradores e vendedores, o aumento foi de 8,2%.

Ao analisar o comportamento do consumo por região, a CCEE observou aumento em 25 das 27 unidades federativas do Brasil.

Apenas o Rio Grande do Sul e Pernambuco tiveram retrações na primeira quinzena de outubro, frente ao mesmo período de 2019. As maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (19%), Mato Grosso do Sul (18%) e Tocantins (15%).

Em relação à geração, teve uma alta de 4,9%, na primeira quinzena deste mês, em comparação com o ano anterior, com destaque para a elevação na produção das usinas hidrelétricas (16,9%) e fotovoltaicas (11%).

Já as usinas eólicas e térmicas apresentaram quedas de 16,8% e 13,4%, respectivamente.

Geração de energia solar cresce 21,3% em setembro

De acordo com a CCEE, a geração de energia solar fotovoltaica aumentou 21,3% em setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Ainda segundo o levantamento, houve uma elevação na produção das usinas hidráulicas (16,8%) e eólicas (11,1%). Apenas as térmicas apresentaram queda em sua geração (-36,2%).

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.