19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Crea-SP irá elaborar manual de instruções para fiscalização em instalações FV

Entidade promoverá reunião com concessionárias e empresas do setor para combater, de maneira mais eficaz, as instalações do estado

Autor: 7 de novembro de 2023Mercado
2 minutos de leitura
Crea-SP irá elaborar manual de instruções para fiscalização em instalações FV

Palestra de Paulo Takeyama, realizada na segunda edição do Canal Conecta, sobre o papel do Crea-SP na fiscalização de instalações fotovoltaicas. Foto: Canal Solar

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) realizará, no dia 13 de novembro às 9h30, uma reunião do Comitê Multidisciplinar de Fontes de Energias Renováveis para a elaboração de uma cartilha de instruções para fiscalização em instalações fotovoltaicas.

O encontro, que acontecerá na sede do Crea na cidade de São Paulo, contará com a presença de concessionárias de energia elétrica do estado e empresas do setor fotovoltaico.

“Com rápido crescimento do mercado solar, acidentes com instalações tornaram-se frequentes, por conta de profissionais não habilitados. Preocupado com isso, estamos tomando algumas decisões e fazendo várias intervenções em empresas de instalações elétricas de uma maneira geral”, disse Paulo Takeyama, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP.

Portanto, a ideia da reunião, segundo ele, é reunir os players do setor para que a o Crea chegue em um consenso do papel de cada um. “Ou seja, para que todos contribuam em fazer as instalações elétricas de maneira mais segura, com profissionais habilitados”.

“No caso, será desenvolvido um manual para combater, de maneira mais eficaz, as instalações no estado. A cartilha irá orientar os fiscais para quais instalações priorizar e tomar cuidados especiais, principalmente com prédios públicos e destinados à saúde, por exemplo, onde há grande concentração de público”, concluiu Takeyama.

Serviço

A reunião do Comitê Multidisciplinar de Fontes de Energias Renováveis será realizada na sede do Crea-SP, localizado na Av. Angélica, 2364 – Consolação.

Para se inscrever, será preciso encaminhar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected], com o nome da empresa, CNPJ, nome completo do participante, cargo e documento pessoal para ser identificado na portaria.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.