Energia solar ultrapassa 35 GW de capacidade instalada no Brasil

Segundo ANEEL, foram adicionados no país quase 14 GW de potência no acumulado dos últimos 12 meses
Energia solar ultrapassa 35 GW de capacidade instalada no Brasil
Foto: Freepik

O Brasil superou a marca de 35 GW de capacidade instalada em energia solar, somando os segmentos de GD (geração distribuída) e de GC (geração centralizada). É o que apontam dados atualizados, no início da tarde desta terça-feira (07), pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, o mercado fotovoltaico nacional conta com 24,35 GW acumulados por meio de sistemas de geração própria de energia e 10,68 GW gerados a partir das grandes usinas solares. Ao todo, no acumulado dos últimos doze meses, o país instalou quase 14 GW de potência. 

No segmento de GD solar, o Brasil já possui mais de 2,18 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados. Deste total, mais de 694 mil foram implementados somente em 2023, segundo a ANEEL.

Além disso, dos 5.570 municípios catalogados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 99% (5.540 cidades) contam com ao menos um sistema de energia solar instalado em seus municípios. 

Leia também:

Já o segmento de GC solar, além de contar com 10,68 GW de potência operacional, também soma pouco mais de 131 GW previstos para entrarem em operação comercial.  

Deste montante, são 7,45 GW de empreendimentos com construção iniciada e outros 123,61 GW a partir de projetos com construção não iniciada.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal