2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Crescimento dos empregos amplia programas de educação no setor solar 

Empresas e associações educacionais estão apostando na formação de profissionais que querem ter carreira na área 

Autor: 26 de julho de 2021dezembro 4th, 2022Brasil
2 minutos de leitura
Crescimento dos empregos amplia programas de educação no setor solar 

Para atender à crescente demanda de empregos no setor de energia solar, o Brasil tem oferecido cada vez mais programas de treinamentos, mentorias e qualificação profissional. Uma prova disso, foram os mais de 90 mil postos de trabalho gerados pelo setor somente nos últimos dois anos, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A distribuidora TenBrasil, por exemplo, é uma das empresas brasileiras que oferece um programa de mentoria tanto para profissionais iniciantes – e que estão começando a carreira dentro do setor – quanto para alunos que já possuem uma maior vivência no ramo, mas buscam se atualizar. O programa, denominado de Método 10, é ministrado por profissionais do setor fotovoltaico. Interessados podem se cadastrar clicando aqui.

Outra empresa que também tem investido na qualificação de profissionais é o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No começo deste mês, a instituição educacional revelou que vai lançar cursos de capacitação para o setor solar em dez unidades da sua rede de ensino.

Entre esses cursos, estão, por exemplo, o de instalador de sistemas FV e o de projetos de sistemas de energia renovável. O projeto conta com o apoio da ABSOLAR e cada uma das dez unidades receberam a doação de equipamentos por meio de parcerias com companhias do setor.

Perspectivas

A soma dos novos investimentos privados em GD (geração distribuída) e GC (geração centralizada) deverá ultrapassar a marca dos R$ 22,6 bilhões e dos 147 mil novos empregos gerados em 2021, segundo projeções da ABSOLAR.

Ao todo, o segmento de GD deve aumentar 90%, enquanto que o mercado de GC pode esperar uma expansão de 37%. A associação acredita que até dezembro deste ano haverá um total acumulado de 377 mil empregos no país desde 2012, distribuídos entre todos os elos produtivos do mercado.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.