A PipeRun, em conjunto com seus clientes, desenhou uma solução para automatizar as vendas dos integradores de energia solar. Segundo Fausto Reichert, CRO da PipeRun, a plataforma atua para gerar total autonomia aos clientes.
“Os desafios do segmento de energia solar vão além de réguas de emails ou prospecção ativa por telefone. Passam por problemas complexos, cálculos estatísticos e conhecimento profundo do segmento para geração de uma proposta, além de integrações com mídia paga como Google ou Facebook ADS”, avalia.
“Nosso configurador de funcionalidades por segmento está em constante evolução e conquistando clientes, trazendo autonomia em quaisquer canais de aquisição, como inbound, outbound, revendas ou indicações. E sem a necessidade ou dependência de desenvolvimentos ou horas técnicas de customizações”, detalha Reichert.
Enquanto o time da PipeRun conversa com milhares de companhias a cada mês, seu software de CRM vai coletando e tabulando os dados das pesquisas realizadas. Durante esse processo, as informações do mercado apresentaram a oportunidade para especialização em um segmento que já era atendido pela plataforma: a energia solar.
A partir de um trabalho conjunto com um grupo de clientes da empresa, foi criado um novo recurso para análise, cálculos e gerador de propostas — contendo todos os dados necessários, além dos gráficos e comparativos de retorno sobre investimentos no setor. Os dados tabulados foram transformados em recursos do CRM.
“Entender as necessidades dos leads e ouvir muito os clientes faz total sentido para nós. Assim, conseguimos retornar tudo em melhorias nos serviços e em recursos tecnológicos na plataforma. E seguimos ajudando as empresas do Brasil a crescerem e baterem suas metas de vendas”, afirma Cezar Gehm, CEO da PipeRun.
Produção solar baseada na localização da cidade
O lançamento da calculadora energética trouxe ainda mais especializações segmentadas para o CRM. Um dos pontos principais foi o recurso sobre a capacidade de geração de energia conforme a geolocalização das cidades.
Dessa forma, dentro da funcionalidade de cálculo, está contemplado o cadastro de todos os municípios brasileiros e seu potencial conforme a posição solar. O novo recurso faz todos os cálculos de acordo com o kit de módulos e inversores selecionados na proposta, gerando os resultados que basearão a proposta comercial do segmento na plataforma.
Tendo em vista os vários fornecedores (indústrias e distribuidores) e a padronização de suas nomenclaturas, cadastrar os módulos e inversores é um desafio para todos os integradores. Pensando nisso, a PipeRun desenvolveu um cadastro nacional para seus clientes.
As indústrias e distribuidores que ainda não foram contempladas, se quiserem ter seus produtos cadastrados, podem contatar o time de suporte da PipeRun para atualizar seus cadastros de módulos e inversores por marcas, modelos e potência.
Além disso, os próprios clientes podem fazer os cadastros dos cabos, estruturas de fixação. Até o documento do projeto executivo ou para homologação na concessionária pode ser incluso e assinado eletronicamente na plataforma.
Seguros e financiamentos integram o projeto
Para apoiar seus clientes, a plataforma dispõe de formulários de captação de dados para seguros e financiamentos, onde a centralização dos dados facilitará as vendas e a liberação de créditos aos clientes finais.
A captação de dados ocorre via aplicativo, já na vista técnica, com simples fotos e upload dos documentos, ou pelo envio de formulários via WhatsApp para os clientes finais — que podem imputar as imagens ou arquivos sobre seus dados, facilitando o controle operacional dessa tarefa.
Alguns bancos e seguradoras já disponibilizaram opções de integração. E, para facilitar sua conexão, as APIs da PipeRun foram atualizadas. Assim, todos os bancos e seguradoras têm a possibilidade de efetuar a integração para receber automaticamente os dados coletados e oportunidades de vendas dos integradores.
Automação das propostas e calculadora
A especialização não é uma mera funcionalidade generalista. Pelo contrário, faz parte de uma busca constante sobre evoluções do produto de forma segmentada, com conhecimento profundo de cada setor. Com o configurador de segmento da plataforma, são criados recursos portáveis, sem a necessidade de efetuar customizações para cada cliente.
O desenvolvimento da calculadora levou oito meses, desde a concepção da ideia até a execução do projeto. O esforço envolveu clientes, time de produtos, equipe de vendas, atendimento e mercado da PipeRun.
“Diante de cada processo de venda complexa que os clientes nos trazem, temos o prazer de buscar soluções, entender e catalogar. Essa parceria com os usuários faz nascer melhorias contínuas no produto, reduz as dependências técnicas, gera especializações e renova nosso espírito inquieto”, expressa, Osvaldo Gehm, CTO da empresa.
“Acompanhar nossos clientes crescendo, contratando novas pessoas para suas equipes e assistir à prosperidade dos negócios nos deixa satisfeitos com nosso propósito de ajudar o Brasil. Somos empreendedores iguais aos nossos clientes, e nos vemos com os mesmos desafios dos nossos clientes. E, assim, podemos entendê-los e ajudá-los sempre”, conclui Gehm.