16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Curso de instalação de energia solar, qual a importância?

Curso de instalação de energia solar supre a necessidade do mercado por mão de obra

Autor: 30 de junho de 2022julho 4th, 2022Guia do Consumidor
Curso de instalação de energia solar, qual a importância?

Profissional trabalhando na instalação de energia solar

A ascensão do mercado de energia solar

A energia solar está se consolidando no mercado e a procura para atuar nesta área aumentou, assim como a demanda pelos sistemas fotovoltaicos. Os comércios, indústrias e residências procuram o custo-benefício que a energia solar oferece. 

O crescimento do serviço e da mão de obra qualificada fez com que professores habilitados, em busca de suprir a necessidade do mercado, criassem cursos de capacitação para quem almeja ingressar nesta esfera. 

Um dos principais cursos é o de instalação de energia solar, este curso técnico pode ser presencial ou remoto e qualifica o aluno para a montagem de um sistema fotovoltaico.

O que vou aprender no curso de instalação de energia solar?

A formação em instalação de energia solar visa proporcionar ao estudante especialização para atuar diretamente na montagem de sistemas fotovoltaicos. O curso, em busca de ser completo ao usuário, deve desenvolver competências, como, planejamento, montagem e olhar analítico.

Além da prática, para o curso é indispensável enfatizar as normas técnicas que devem ser consideradas na aparelhagem, como, conservar a qualidade, segurança e o meio ambiente.

Qual é a importância?

A implementação de uma matriz energética renovável por meio de fontes limpas, como é a energia solar, necessita de um treinamento qualificado para o funcionamento eficiente do produto.

Esta transição energética, caso não seja realizada adequadamente pode acarretar riscos como, deslocamento de módulos solares, choques e incêndios causados por curto circuito.

Por isso a importância da mão de obra qualificada para entregar ao consumidor a instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos garantindo segurança e produtividade. 

Como escolher o melhor curso?

Em busca de escolher o melhor curso, os interessados devem analisar as suas preferências, avaliando as metodologias que vão ser abordadas e enumerando as prioridades que almejam encontrar nesta formação.  

É interessante também avaliar ex-alunos que se formaram na instituição, ler feedbacks e procurar saber se o certificado é válido para o exercício. Com isso, é possível encontrar o curso que vai te qualificar da maneira mais completa para atuação nesta área. 

Ingrid Serafim

Ingrid Serafim

Jornalista com experiência em produção audiovisual e online. Atuou como produtora em reportagens especiais e websérie. Já teve experiência na criação de colunas diárias de clube tradicional paulista, como notícias, pós e pré-jogo e coletivas de imprensa.

2 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.