17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Da Inglaterra ao Vaticano: construções históricas aderem a energia solar

Sítios históricos aderem a fonte fotovoltaica para reduzir custos e atingir o Net Zero

Autor: 31 de março de 2023abril 3rd, 2023Mundo
2 minutos de leitura
Da Inglaterra ao Vaticano: construções históricas aderem a energia solar

Catedral de York receberá instalação de painéis solares. Foto: Divulgação

Localizada ao norte da Inglaterra, a catedral e igreja metropolítica de São Pedro, em Iorque, mais conhecida como Catedral de York, receberá, em breve, a instalação de painéis fotovoltaicos com capacidade de geração de 75.000 kWh por ano.

De acordo com a Igreja, toda a energia gerada será usada para alimentar os serviços e eventos noturnos da catedral, como parte do planejamento de descarbonização, a fim de alcançar o Net Zero até 2030. O projeto também conta com um sistema de armazenamento subterrâneo.

“Atualmente, a maior ameaça externa ao futuro da Catedral é a mudança climática, provocada por eventos climáticos extremos”, destaca Alex McCallion, diretor de obras da catedral, ao justificar a opção pela instalação da fonte solar no local.

A Catedral de York, contudo, não é o único sítio arqueológico do mundo a aderir a energia solar. A antiga cidade de Pompeia, por exemplo, localizada nas proximidades de Nápoles, no sul da Itália, também recorreu à tecnologia na Casa de Vetti com o objetivo de contribuir para a redução de carbono, além de economizar com a conta de luz.

O sistema fotovoltaico foi implantado no local no início deste ano, com painéis disfarçados como telhas de terracota que se misturam com as ruínas romanas, visando a preservação da construção histórica e cultural.

Outro ponto histórico da humanidade que também já conta com energia solar é a Cidade do Vaticano, também na Itália. A cidade-estado aderiu à fonte solar em 2008, com a instalação dos painéis no telhado da Sala de Audiências Paul VI e que contam com capacidade de 300.000 kWh por ano.

Da Inglaterra ao Vaticano: construções históricas aderem a energia solar

Painéis Solares instalados sobre a Sala de Audiências Paulo VI, no Vaticano, Itália. Foto: Divulgação

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.