4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

UE aprova acordo para acelerar participação de fontes renováveis

Países do bloco se comprometem a obter 42,5% de sua energia a partir de fontes limpas até 2030

Autor: 30 de março de 2023Mundo
2 minutos de leitura
UE aprova acordo para acelerar participação de fontes renováveis

Foto: Divulgação/Flickr European Parliament

Os países da UE (União Europeia) fecharam um acordo provisório, nesta quinta-feira (30), com o objetivo de aumentar os investimentos em fontes renováveis e, com isso, combater as mudanças climáticas e eliminar a dependência do bloco pelos combustíveis fósseis russos.

Os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho concordaram que, até 2030, todas as nações do bloco devem se comprometer a obter ao menos 42,5% de sua energia a partir de fontes limpas, como solar e eólica. O acordo ainda será melhor avaliado antes entrar em vigor.

A meta atual da UE prevê uma participação das fontes limpas da ordem de 32%. Em 2021, o bloco havia obtido 22% de sua energia por meio das renováveis, mas o nível variava significativamente entre os países. 

Na Suécia, por exemplo, a participação das fontes limpas era de 63%, enquanto que em Luxemburgo, Malta, Holanda e Irlanda, representam menos de 13%.

Pontos do acordo

Entre os tópicos do acordo provisório, destaca-se o fato de que os países da União Europeia terão que aumentar para 29% a quota de fontes renováveis na energia utilizada pelo setor dos transportes.

A indústria, por sua vez, sofreria uma elevação do uso de renováveis em 1,6% ao ano, com 42% do hidrogênio que usa proveniente de fontes limpas até 2030 e 60% até 2035. Outro ponto envolve metas para construção de edifícios sustentáveis.  

Para atender todas as metas previstas até 2030, a Comissão Europeia estima que serão necessários investimentos adicionais superiores a € 113 bilhões em fontes renováveis. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.