2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Corrida de carros com energia solar chega a 36ª edição em 2023

Pilotos do World Solar Challenge percorrerão uma rota de 3.000 km de distância na Austrália

Autor: 6 de abril de 2023abril 8th, 2023Mundo
2 minutos de leitura
Corrida de carros com energia solar chega a 36ª edição em 2023

Corrida conta com percurso de 3.000 km de distância. Foto: Sonnenwagen Aachen eV

Enquanto a energia solar segue sendo uma realidade muito presente em telhados no Brasil, em outros países a tecnologia não só é utilizada como meio de transporte, como também é a principal ferramenta de uma competição tradicional e que perdura há quase quatro décadas.  

Entre os dias 22 a 29 de outubro, pilotos de todo o planeta participarão da 36ª edição do World Solar Challenge: uma corrida de carros movidos a energia solar e que percorre em uma rota de 3.000 km na Austrália, entre as cidades de Darwin e Adelaide. 

A primeira corrida oficial do evento foi realizada em 1987 e, desde então, equipes apoiadas por universidades investem no desenvolvimento de carros movidos a energia solar de ponta para descobrir quem é o melhor time. Na corrida, as diferentes equipes serão divididas em três classes distintas de veículos. São elas: 

Classe Challenger: veículos são projetados para completar os 3.000 quilômetros da maneira mais eficiente possível e o vendedor é aquele que cruzar a linha de chegada em Adelaide antes dos demais. Nesta categoria, os veículos podem ter no máximo 5 metros de comprimento por 2,2 metros de largura, com um painel solar acoplado de até quatro metros quadrados.

Corrida é dividida em três classes distintas de veículos. Foto: JetCam

Classe Cruiser: os veículos se concentram na praticidade, sendo julgados por uma série de fatores, como design e desempenho. Nesta modalidade, os pilotos também terão que completar três estágios de prova, de 1.200 km cada, e sem pausa para recarregar. Os veículos precisam ter as mesmas dimensões da Classe Challenge, com a diferença que o painel solar pode ter acoplado de até cinco metros quadrados.

Classe Aventure: Esta terceira e última classe está aberta a todos os conceitos. Ela permite que os veículos das edições anteriores do World Solar Challenge possam competir novamente.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.