[gtranslate]

Desafios e necessidades na certificação de módulos fotovoltaicos no Brasil

Atualmente, os testes do INMETRO não são suficientes para garantir a durabilidade prometida dos módulos
Desafios e necessidades na certificação de módulos fotovoltaicos no Brasil
Foto: Divulgação

Artigo publicado na 25ª edição da Revista Canal Solar. Clique aqui e baixe agora gratuitamente!

Com colaboração de Dr. João Lucas de Souza Silva, e Dr. Tárcio André dos Santos Barros.

Quando falamos de módulos fotovoltaicos, as normas IEC 61215 (Terrestrial Photovoltaic (PV) Modules – Design Qualification and Type Approval) e IEC 61730 (Photovoltaic (PV) Module Safety Qualification) estabelecem diversos requisitos e critérios mínimos que os módulos fotovoltaicos devem atender. 

No Brasil, esses requisitos são definidos pelo INMETRO, que iniciou com a Portaria 004/2011, baseada na IEC 61215, mas com menos testes. Um módulo é aprovado se passar pelos testes ilustrados na Figura 1, não apresentar defeitos visuais significativos e se a potência máxima estiver entre -5% e +10% da potência indicada pelo fabricante.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Figura 1 – Testes da portaria antiga

A Portaria INMETRO 140/2022 trouxe algumas melhorias. Atualizou os procedimentos de estabilização inicial com exposição à luz, definiu conceitos de famílias de módulos fotovoltaicos e incluiu telhas fotovoltaicas na certificação. 

Além disso, estabeleceu um cronograma de avaliação da conformidade com novos ensaios a cada 36 meses. Embora interessante, essa prática deverá ser pouco comum devido à rápida evolução dos módulos. A tabela de eficiência também foi atualizada, refletindo os avanços tecnológicos, como mostrado na Figura 2, e a nova tolerância de potência permitida passou a ser de 0% a +5%. 

Quer ler o artigo completo? Baixe agora a 25ª edição da Revista Canal Solar.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Picture of Mendelsson Neves
Mendelsson Neves
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência e Eletrônica pela Universidade Federal de Roraima. Pós-graduado em Instalações elétricas industriais, controle e automação industrial pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Engenharia Elétrica na área de Energia pela Universidade Estadual de Campinas, tendo como subárea Energias renováveis e Sistemas Fotovoltaicos. Colaborador no Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da Unicamp, atuando como engenheiro e pesquisador na área de módulos fotovoltaicos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.