5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Dicas para a instalação de sistemas fotovoltaicos em telhados

O planejamento antes de subir no telhado, garantindo uma fixação ideal e precisa, é fundamental

Autor: 3 de setembro de 2021novembro 25th, 2021Brasil
Dicas para a instalação de sistemas fotovoltaicos em telhados

O primeiro passo é a realização de uma análise para verificar a condição física do telhado

Quando o assunto é instalação de sistemas fotovoltaicos, a segurança precisa estar em primeiro lugar em tudo, seja no planejamento ou no comissionamento – ações essenciais para assegurar a longevidade da usina. 

Dentre as medidas consideradas fundamentais está, por exemplo, a preparação antes de subir no telhado, garantindo uma fixação ideal e precisa na hora da implementação das placas solares.

Para destacar os principais pontos em um projeto e dar dicas sobre instalações de sistemas fotovoltaicos em telhados, o Canal Solar conversou com o engenheiro Augusto César Polinário, analista comercial da Solar Group.

Polinário destacou que o primeiro passo é a realização de uma análise para verificar a condição física do telhado, bem como ter uma validação de um profissional responsável da área. “O telhado deve aguentar no mínimo uma sobrecarga que equivalente aos pesos dos módulos, estrutura de fixação, equipamentos e instaladores. Cerca de 30 a 40 kg/m²”, exemplificou.

Leia mais: A idade do telhado influencia na instalação de um sistema FV?

Outro ponto ressaltado por ele é como as estruturas de fixação serão montadas e fixadas. “Normalmente, são fixas na estrutura do telhado, por isso o mesmo deve estar apto para essas implementações garantindo o tempo estimado de 25 anos que o sistema ficará instalado”. 

“E como as estruturas e equipamentos serão levados até o telhado? Geralmente, os instaladores têm escadas especiais que facilitam a subida do painel e dos equipamentos”, apontou. 

Fabricantes fornecem suporte técnico e pós-venda?

Segundo o especialista, a Solar Group, por exemplo, fornece suporte técnico, no qual todos os vendedores são engenheiros, podendo auxiliar na escolha da solução e instalação. “E temos um setor específico de pós-venda para tratar alguma ocorrência”. 

“Fazemos a assistência rápida e fácil para os clientes. A garantia hoje é de 12 anos com estimativa de vida útil de 25 anos”, concluiu.

Reforço estrutural para projetos fotovoltaicos

Quando agregamos placas solares e suas estruturas de fixação a telhados, neste caso, podemos estar adicionando sobrecarga e esforços para os quais eles não estão preparados. 

Em meio a este cenário, quais devem ser os maiores pontos de preocupação dos instaladores e integradores de sistemas fotovoltaicos? 

Reinaldo Burcon, engenheiro de desenvolvimento industrial na Romagnole, comentou que para estruturas paralelas ao telhado, com pequeno distanciamento das telhas, na maior parte das vezes não há esforços aerodinâmicos adicionais, somente o peso da própria estrutura. Clique aqui e saiba mais.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.