Do G20 ao Energy Summit: RJ avança na agenda global de sustentabilidade

Estado está investindo em iniciativas para se tornar o Vale do Silício da Energia
1 min 51 seg de leitura
Canal Solar - Do G20 ao Energy Summit RJ avança na agenda global de sustentabilidade
Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit. Foto: Rafael Fifito/CS Eventos

O estado do Rio de Janeiro tem se consolidado como palco de grandes eventos internacionais que discutem os desafios globais. Após sediar, em 2024, a reunião do G20 com foco em transição energética, sustentabilidade e financiamento verde, a capital fluminense se prepara para receber, pela segunda vez, o Energy Summit, maior evento do MIT fora dos Estados Unidos e uma das principais referências globais em inovação e energia.

Como parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável, o governo do estado tem investido em iniciativas que posicionem o Rio como centro global da transição energética. A meta é transformar o estado no chamado Vale do Silício da Energia, conectando ciência, mercado, políticas públicas e empreendedorismo em busca de soluções sustentáveis.

Com apoio do MIT, Energy Summit conecta ciência e tecnologia no RJ

A realização do Energy Summit 2025, entre os dias 24 e 26 de junho, na Cidade das Artes, integra essa política. Com curadoria da MIT Technology Review Brasil, o evento reunirá mais de 180 especialistas internacionais, entre autoridades, pesquisadores, CEOs e lideranças do setor energético. A programação abordará temas como tecnologias emergentes, segurança energética, investimentos, regulação e impacto social.

Para Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, o RJ reúne condições estruturais para liderar esse movimento. “Já temos universidades como PUC-Rio e UFRJ, empresas como Petrobras, Eletrobras e ENEL, além de instituições como ANP e BNDES. Com o apoio do governo, damos um passo decisivo para atrair startups, fundos de investimento e soluções que transformem o cenário energético global”.

A edição de 2024 foi certificada como Carbono Zero e Resíduo Zero, recebeu mais de 10 mil participantes e alcançou um impacto estimado superior a 20 milhões de reais em mídia espontânea. Para 2025, a expectativa é ampliar esses números com novos espaços e iniciativas como o Women in Energy, Favela Inova e o Electric Days.

Brasil recebe cúpula global para debater rumos da transição energética

Serviço

Energy Summit 2025
Data: 24 a 26 de junho
Horários: das 10h às 18h
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/energy-summit-2025/2506752

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.