4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Ecori, Huawei e Unicamp firmam parceria para fomentar estudos sobre AFCI

Distribuidora doou inversor Huawei de 5 kW para o LESF, que está desenvolvendo pesquisas sobre arco elétrico

Autor: 16 de setembro de 2022Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
Ecori, Huawei e Unicamp firmam parceria para fomentar estudos sobre AFCI

Inversor Huawei de 5 kW doado para o LESF. Foto: Reprodução

A Ecori Energia Solar realizou, nesta sexta-feira (16) em Campinas (SP), a doação de um inversor Huawei de 5 kW de potência para o LESF (Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos), que é ligado à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

Segundo Marcelo Villalva, professor e pesquisador da Unicamp e coordenador do LESF, o inversor vai ajudar a estudar e compreender o funcionamento do circuito de detecção e interrupção de arco elétrico do equipamento.

“Isto faz parte de um estudo científico que estamos desenvolvendo sobre métodos de AFCI e procedimentos de testes”, explicou Villalva.

Proteção contra arco elétrico nos inversores fotovoltaicos

“A doação permite estimular a pesquisa sobre um dos principais pontos de segurança em um sistema fotovoltaico, com a detecção e interrupção do arco elétrico. Estamos felizes por poder fazer parte desse processo”, acrescentou João Souza, engenheiro responsável técnico da Ecori.

Além destes, estavam também presentes no encontro Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori, e Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil.

Sobre o LESF

O laboratório da universidade desenvolve pesquisas e é designado pelo Inmetro para certificação de inversores e módulos fotovoltaicos.

Uma das linhas de atuação é a criação de um procedimento para testes de desempenho e qualidade de inversores com o objetivo de comparar diversos equipamentos comercializados no mercado brasileiro e criar um “ranking” de tais produtos.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.