[gtranslate]

EDP adquire 16 usinas solares do Grupo Tangipar

Empreendimentos estão localizados na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, e somam 44 MWp de capacidade instalada
EDP adquire 16 usinas solares e expande Capacidade de GD
Cinco usinas estão concluídas e 11 estão em construção, com previsão de conclusão em 2025. Foto: EDP

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, anunciou a compra de 16 novas usinas solates de GD (geração distribuída) por R$ 218 milhões. 

A aquisição, firmada com o Grupo Tangipar, envolve projetos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com uma capacidade instalada total de 44,3 MWp. A transação aguarda aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para conclusão.

Com a aquisição, a EDP amplia sua atuação no segmento de geração solar distribuída, ingressando também no mercado do Mato Grosso. A empresa possui um objetivo ambicioso de alcançar 500 MWp em capacidade instalada até 2026, com investimentos anuais previstos de R$ 600 milhões. 

Com a adição dessas novas usinas, o portfólio da EDP no Brasil passará a contar com 106 usinas solares, somando uma capacidade de 302,3 MWp. Atualmente, a EDP já opera 76 usinas (209 MWp) e possui outras 14 (49 MWp) em fase de construção ou aguardando energização.

Carlos Andrade, vice-presidente de Soluções para Clientes da EDP na América do Sul, destacou a importância da expansão da geração distribuída no contexto da transição energética.

“A geração solar distribuída representa uma enorme oportunidade para acelerar a transição energética em conjunto com os nossos clientes. Mais do que ampliar a nossa atuação e capacidade em fontes renováveis para nos tornarmos 100% verde até 2030, queremos tornar a energia solar mais acessível para uma ampla gama de consumidores”, afirmou o executivo.

Detalhes dos ativos adquiridos

A operação abrange cinco usinas já concluídas e 11 em construção, com previsão de finalização até 2025. A capacidade instalada está distribuída da seguinte forma: 

  • 10,9 MWp na Bahia;
  • 12,5 MWp no Mato Grosso;
  • 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul, e;
  • 7,7 MWp no Paraná. 

Segundo a EDP, tais usinas têm potencial para atender clientes de baixa tensão, tanto em modelos de geração distribuída compartilhada quanto dedicada.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.