30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Emmanuel Macron pretende facilitar acesso aos carros elétricos na França

A medida faz parte do plano de proteção ao clima, que visa reduzir as emissões de CO2 no país em mais da metade até 2030.

Autor: 13 de outubro de 2023França
3 minutos de leitura
Emmanuel Macron pretende facilitar acesso aos carros elétricos na França

O governo francês apresentou um plano abrangente para maior proteção climática. Foto: dpa/Reprodução

Com o objetivo de acelerar a redução de CO2 na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou um novo plano de proteção ao clima que inclui medidas como uma maior produção de bombas de calor até a viabilidade de carros elétricos para a população.

Carros elétricos a partir de 100 euros por mês

Para acelerar o processo de redução de CO2 no país, a França irá criar um programa de leasing social que privilegie exclusivamente os carros elétricos pequenos fabricados na Europa, facilitando o acesso da população aos veículos.

A partir de 2024, pessoas que tenham comprovadamente renda mais baixa, poderão fazer parte do programa de acesso que permitirá fazer o leasing um veículo elétrico com parcelas de apenas 100 euros ao mês. Ou seja, cidadãos com renda menor ou igual a 14.089 euros por ano, o que corresponde a cerca de 100 mil pessoas na França.

Até o momento, a previsão é que o contrato de leasing tenha no máximo cinco anos de duração, com um limite de 10 mil a 15 mil quilômetros por ano. Apesar da oferta ser aparentemente acessível, o governo alerta que as pessoas beneficiadas com o leasing de carros elétricos deverão pagar as despesas ligadas ao carro como, por exemplo, manutenção, recarga ou seguro.

A partir de quando o programa social estará disponível?

O governo anunciou que, a partir de novembro, os carros já estarão disponíveis para pré-reserva nas plataformas de empresas de locação e de carros e fabricantes.

As primeiras entregas devem ocorrer no início de 2024, quando os primeiros carros estiverem disponíveis. De acordo com Macron, “algumas dezenas de milhares de modelos” serão disponibilizadas. A meta é que até o ano de 2027, o país chegue a um milhão de carros elétricos produzidos.

Incentivo ao uso de transporte público

Como parte das medidas da Agenda 2030 da França, Paris pretende incentivar a transição do uso de carros para o uso de transporte público. O país irá implementar trens regionais em 13 áreas metropolitanas. Esse tipo de sistema de transporte já é utilizado na cidade de Estrasburgo.

Um milhão de bombas de calor até 2027

Seguindo o exemplo da Alemanha, a França pretende trocar o uso de aquecedores a gás e implementar as bombas de calor.  Para alcançar essa meta, a produção de bombas deverá triplicar nos próximos quatro anos.

O país deve capacitar e treinar cerca de 30.000 pessoas para realizar as instalações, anunciou Macron.  Até 2027, um milhão de bombas de calor deverão ser produzidas por ano.

O plano de proteção ao clima visa tornar o país menos independente de combustíveis fósseis e, consequentemente, alcançar as metas da Agenda 2030.  O “orçamento verde” já conta com o investimento de 40 bilhões de euros somente no próximo ano.

EUA oferecem créditos fiscais a compradores de carros elétricos

Daniele Haller

Daniele Haller

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.