Brasil sedia 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos à Energia Solar

Evento que reúne mostras de 9 países tem sessões programadas em SP e RN
Brasil sedia 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos à Energia Solar
Van do projeto Cinesolar. Foto: Divulgação

O Brasil será sede do 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos à Energia Solar, em fevereiro. O evento reúne projetos do Chile, Estados Unidos, Holanda, Croácia, Saara Ocidental, Nepal, Austrália e Brasil.

O evento conta com sessões de curtas e filmes de cinema solar, seguida por debates sobre cinema, meio ambiente e sustentabilidade. A entrada é gratuita e aberta ao público.

São Paulo (SP) receberá o evento no dia 6 de fevereiro, das 19h às 21h; em Caraúbas (RN), as exibições acontecem no dia 8 de fevereiro, das 18h às 20h30; já em São Miguel do Gostoso (RN), as sessões acontecem em 9 de fevereiro, das 18h às 20h30. 

Na maior parte dos países o projeto funciona com vans que são equipadas com placas solares, que por meio de um sistema conversor de energia solar, acontece a exibição dos filmes. No interior dos veículos, há assentos para o público e telão.

Brasil sedia 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos à Energia Solar 1
Cinesolar em Itaúnas (ES). Foto: Lucas Rosendo/Divulgação

No Brasil, o Cinesolar já realizou 2730 sessões com exibição de 290 filmes e 780 oficinas de cinema para mais de 397 mil pessoas, de 890 cidades de 23 estados e do Distrito Federal.  O projeto realiza a compensação de 55 toneladas CO2e através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono.

Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além disso, oficinas de música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. 

Estarão nos eventos Cynthia Alario, idealizadora no Brasil do projeto Cinesolar, e as três diretoras executivas do Solar World Cinema, as holandesas Maureen Prins, fundadora, Maartje Piersma e Stien Meesters. 

A mediação do encontro em São Paulo será do ator, apresentador e ativista Sérgio Marone. No Rio Grande do Norte, a secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito, participará dos dois debates.

Maureen Prins afirma que, “com a COP 30 programada para acontecer no Brasil este ano, decidimos que o país seria o local ideal para o primeiro encontro”.

Cynthia Alario destaca, “decidimos fazer aqui no país, no ano da COP 30, porque é fundamental fomentar a discussão no viés das artes sobre o impacto das mudanças climáticas no mundo. Nós que trabalhamos com cultura e meio ambiente podemos contribuir com o envolvimento da sociedade civil e do estado em projetos e ações que impactem nas mudanças climáticas e em toda a questão ambiental que é a grande pauta da humanidade hoje”.

Confira a programação do evento 

São Paulo (SP)

Quando: 6 de fevereiro, das 19h às 21h 

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Liberdade – São Paulo (SP)

A entrada para a sessão e debate deve ser retirada na bilheteria do Centro Cultural São Paulo uma hora antes do início da programação

Caraúbas (RN)

Onde: 8 de fevereiro, das 18h às 20h30

Quando: Praça Pedro Machado, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Da Guia – Caraúbas (RN)

Em caso de chuva o evento será na Creche Municipal Professora Maria de Lourdes Barros, à rua da Macaíba – S/N.

São Miguel do Gostoso (RN)

Onde: 9 de fevereiro, das 18h às 20h30

Quando: Centro Cultural Espaço TEAR – Rua das Caravelas, 131, Centro – São Miguel do Gostoso (RN). 

Aberto ao público, com entrada franca.

Destaques Internacionais

Varken 

Direção: Jorn Leeuwerink, Animação; Duração: 8min; Holanda/2022
Direção: Jorn Leeuwerink, Animação; Duração: 8min; Holanda/2022

Um conto emocional que explora a conexão entre os seres humanos e os animais, em um mundo em constante transformação ambiental.

Troco pilhas por sementes – Senha Verde

Direção: Gastón García; Live-action/Não ficção; Duração: 3min13s; México/2013
Direção: Gastón García; Live-action/Não ficção; Duração: 3min13s; México/2013

Citlalli tem doze anos e se preocupa muito com o meio ambiente. Ela quer fazer algo para melhorar o lugar onde vive. Por isso, cria a iniciativa “Troco pilhas por sementes”, na qual estimula seus vizinhos a lhe entregar pilhas usadas e, em troca, receberem sementes de diferentes espécies.

Alba 

Direção: Elva Arrieta; Animação; Duração:7min42s; Peru/2020
Direção: Elva Arrieta; Animação; Duração:7min42s; Peru/2020

Leti é uma menina que vive em um mundo onde não pode brincar com outras crianças. Em meio ao seu descontentamento, tentará juntar suas penas para um dia alcançar a liberdade que está procurando.

A Torneira Perfeita 

Direção: Walter Tournier; Animação/Ficção, Duração: 7min35s; Uruguai/2008
Direção: Walter Tournier; Animação/Ficção, Duração: 7min35s; Uruguai/2008

Impactante animação de Tournier, considerado um dos mestres latino-americanos da animação em stop motion. Na história, um senhor chamado Humberto trabalha dia e noite em um projeto para desenvolver um sistema de controle automático de torneiras para não desperdiçar água.

Destaques Nacionais

Açaí 

Direção: André Cantuária; Comédia; Duração: 18min;  Brasil/2019
Direção: André Cantuária; Comédia; Duração: 18min;  Brasil/2019

O curta “Açaí” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá, no Amapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não imagina que a viagem será tão distante assim…

Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari 

Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros; Animação; Duração: 9min18s; Brasil/2023
Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros; Animação; Duração: 9min18s; Brasil/2023

Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas, cansada de ouvir sempre as mesmas, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante”, em que narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia — um enorme monstro com uma enorme boca em sua barriga — perdeu seu único olho na floresta. Nessa história, a destemida Maria Estrela, montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.

Ministra do Lixo 

Direção:  Harcan Costa, Documentário; Duração: 15min; Brasil/2024
Direção:  Harcan Costa, Documentário; Duração: 15min; Brasil/2024

Anna Raboud é uma figura ilustre e respeitada em São Miguel do Gostoso (RN). Natural da Suíça, ela chegou à cidade trazendo um desejo de contribuir para causas sociais, preservação ambiental e promoção cultural e durante anos fez um trabalho dedicado à comunidade. No documentário, Anna retorna à cidade para reencontrar amigos e reviver as histórias que construiu ao longo de sua trajetória, mantendo viva sua conexão com o lugar.

Foto de Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal