Enel SP registra aumento de 14% em colisões contra postes no 1º trimestre

Entre janeiro e março deste ano foram registrados 154 ocorrências
4 minuto(s) de leitura
Enel SP registra aumento de 14% em colisões contra postes no 1º trimestre
Os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem. Foto: Freepik

Um levantamento realizado pela Enel Distribuição São Paulo revelou aumento no número de colisões contra postes da rede elétrica no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e março deste ano foram registrados 154 casos, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 135 colisões.

Em 2024, ao longo de todo o ano, foram contabilizadas 549 colisões contra postes na área de concessão da distribuidora, com a cidade de São Paulo liderando o ranking, registrando 376 ocorrências.

O ranking das cinco cidades com mais casos é composto por Osasco (28 casos), São Bernardo do Campo (22). Santo André (19) e Cotia (13). O número do ano foi 9,8% maior que o do anos de 2023, quando ocorreram 500 colisões em postes

Conforme a Enel, os dados preocupam, pois os impactos dessas ocorrências vão além dos danos à infraestrutura elétrica. Cada batida pode causar interrupções no fornecimento de energia e representar riscos à segurança de motoristas e pedestres.

A companhia reforça a importância de medidas preventivas para a redução desses incidentes, incluindo a conscientização sobre direção segura e respeito às leis de trânsito.

Segundo Márcio Jardim, diretor de Operações e Manutenção da Enel São Paulo, a duração média para a realização de reparos ou a substituição de um poste é de oito horas. “Um poste derrubado significa horas de trabalho das equipes de manutenção”.

“Muitas vezes, não é só o equipamento que precisa ser completamente substituído, mas toda a rede elétrica que estava atrelada a ele. Há até casos mais complexos, em que nossas equipes precisam aguardar a perícia policial para só então iniciar os trabalhos, o que aumenta o tempo que os clientes ficam sem energia”, afirmou.

Procedimentos pós-colisão

Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe imediatamente ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada pela ocorrência.

A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

Os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem, onde seus resíduos são transformados e reutilizados na construção civil. Essa prática não apenas evita o descarte inadequado de materiais, mas também promove a economia circular, contribui para a sustentabilidade ambiental e incentiva o uso consciente dos recursos naturais.

Orientações

Para ampliar a conscientização e mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro, a Enel Distribuição São Paulo também preparou orientações à população em casos de acidentes envolvendo postes:

  • Em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
  • Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
  • Nunca tente realizar o isolamento da área;
  • No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximar e chamar pelo socorro imediatamente;
  • Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  • Não dirija sob o efeito de álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  • Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e de outros motoristas, a Lei de Trânsito considera esta prática uma infração gravíssima;
  • Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado;
  • Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.

Para comunicar ocorrências envolvendo abalroamentos de postes e outros incidentes relacionados à rede elétrica da Enel Distribuição São Paulo, entre em contato pelo telefone 0800 72 72 196.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.