21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Energia solar ajuda a evitar aumento de emissões de CO₂ no Natal

Uso em excesso de pisca-piscas e eletrodomésticos aumenta volume de gases tóxicos nesta época do ano

Autor: 23 de dezembro de 2022Mercado de carbono
2 minutos de leitura

O Natal está chegando e, com ele, as confraternizações familiares e os tradicionais enfeites luminosos invadem os lares e as ruas brasileiras, com o objetivo de contagiar e aflorar ainda mais os sentimentos de paz, gratidão e prosperidade.

No entanto, cálculos realizados pela FIDE (Fundação para a Economia de Energia Elétrica) apontam que, nesta época do ano, o aumento do consumo das residências brasileiras acaba ficando 30% maior do que o habitual, em razão do uso em excesso de eletrodomésticos e itens decorativos, como pisca-piscas e presépios luminosos.

Por causa disso, além do prejuízo financeiro relacionado à conta de luz, o uso sem moderação da energia proveniente da rede elétrica antes e durante as festividades natalinas também causa um prejuízo ambiental.

A estimativa é que, a cada três natais, somente o consumo energético dos enfeites natalinos produz o equivalente a uma emissão de 100 kg de CO₂ (dióxido de carbono) na atmosfera, sendo que para neutralizar todo esse consumo seria necessário que cada pessoa plantasse ao menos uma árvore, segundo cálculos do site Iniciativa Verde.

Trata-se de um problema que poderia ser resolvido com a instalação de sistemas de energia solar – uma fonte limpa, econômica e que, consequentemente, não afeta o meio ambiente ou causa impactos relacionados às mudanças climáticas.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1,2 milhão de residências com painéis fotovoltaicos conectados à rede de distribuição, o que representa menos de 1,8% do total de 72 milhões de domicílios existentes no país.

Os números foram levantados pelo Canal Solar com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.