Energia solar ajudará Casa Ronald McDonald na luta contra o câncer

Instalação ajudará a instituição a reduzir gastos e aumentar investimentos no tratamento de pacientes com a doença
Energia solar ajudará Casa Ronald McDonald na luta contra o câncer
Placas fotovoltaicas em telhados da instituição. Foto: Divulgação/Casa Ronald McDonald

Em parceria com a CPFL Paulista, a Casa Ronald McDonald, de Campinas (SP), inaugurou nesta semana uma usina de energia solar em suas dependências e realizou a renovação da iluminação interna de sua instituição. O projeto contou com investimentos de R$ 234 mil.

A nova usina deve gerar cerca de 77 MWh de energia por ano, quantidade que passa a ser economizada pela entidade no valor final da conta de luz. Este consumo equivale à média de 32 residências durante 12 meses. A sistema ainda evitará a emissão de 9,73 toneladas de CO2 na atmosfera, o que representa o plantio de 58 novas árvores.

Já a renovação da iluminação interna conta com a instalação de 121 lâmpadas de LED em substituição às antigas, de modelos convencionais, que vão iluminar melhor e durar mais, o que gera ganhos na qualidade da iluminação e reduz a necessidade de troca. 

A Casa Ronald McDonald tem 30 anos de atuação e oferece hospedagem a pacientes entre 0 e 24 anos que estejam em tratamento contra o câncer infantojuvenil em instituições de saúde de Campinas. 

Roberto Sartori, presidente da CPFL Paulista, explica que a partir de agora, os valores economizados em energia poderão ser revertidos para outras necessidades internas da entidade. “Com este projeto, contribuímos com a geração de energia renovável e com a diminuição de despesas da Casa Ronald McDonald”, explica. 

CPFL nos Hospitais

O programa conta com três frentes de trabalho: ações de eficiência energética, investimento em humanização hospitalar e melhorias, além de um programa de doação em conta de energia para hospitais. 

De acordo com a CPFL, mais de R$ 290 milhões serão investidos para atender 400 instituições de saúde até 2025. Até o momento, mais de 300 hospitais públicos e filantrópicos de São Paulo e do Rio Grande do Sul já contam com ações de eficiência energética promovidas pela distribuidora. 

Entre as instituições beneficiadas em São Paulo estão entidades como: Hospital de Amor, em Barretos; Hospital de Base de São José do Rio Preto (FUNFARME); Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vinhedo; Santa Casa de Araraquara; Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Hospital de Clínicas da UNICAMP, em Campinas. 

Já no Rio Grande do Sul, receberam o projeto o Hospital de Caridade de Santo Cristo, em Santo Cristo; a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana; Hospital Centenário de São Leopoldo, a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento; a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo; a Associação Franciscana de Assistência, de Gramado; e o Hospital de Caridade de Erechim.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal