21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Minas Gerais renova isenção de ICMS para energia solar até 2032 

Isenção do imposto estava prevista para ser encerrada no dia 31 de dezembro deste ano no Estado 

Autor: 23 de setembro de 2022setembro 26th, 2022Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Minas Gerais renova isenção de ICMS para energia solar até 2032 

Sistema de energia solar instalado em Minas Gerais. Foto: Reprodução/Bluesol

O Governo de Minas Gerais informou que renovou a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor de energia solar por mais dez anos, até o dia 31 de dezembro de 2032.

No caso da GD (geração distribuída), a energia compensada pelas unidades consumidoras – aquela que retorna para a compensação dos créditos – continua isenta do imposto para empreendimentos de até 5 MW. 

A medida inclui as modalidades de geração compartilhada e empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras. A isenção estava prevista para ser encerrada no Estado em 31 de dezembro deste ano. 

Nos demais estados do Brasil, com exceção do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que seguem as mesmas regras de Minas Gerais, o limite para isenção de ICMS  é apenas para usinas com até 1 MW e para empreendimentos de geração de mesma titularidade.

O estado mineiro também estendeu pelo mesmo período (de dez anos) a isenção de ICMS para energia elétrica produzida em usinas geradoras para outras fontes além da solar, eólica, biogás, biomassa e hidráulica. Vale ressaltar ainda que a partir de 2029, esses benefícios serão reduzidos em 20% ao ano, conforme prevê o Convênio ICMS 68 /2022. 

Minas Gerais

Atualmente, Minas Gerais possui cerca de 2,07 GW de energia solar fotovoltaica em operação nas residências, comércio, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. 

O Estado é o que tem a maior potência instalada em todo o Brasil, com todas as suas 853 cidades possuindo ao menos uma instalação, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ao todo, os municípios mineiros contam com mais de 247,6 mil UCs recebendo créditos e mais de 185,8 mil usinas fotovoltaicas instaladas em todas as 853 cidades que compõem o estado. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

3 comentários

  • Paulo Gomes disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber onde posso conseguir mais informações. Há algum site/documento que esteja registrado essa prorrogação da isenção? Procurei mas não achei.

  • JOAO ALVES disse:

    Henrique, alguma informação se os demais estados, SP, vai seguir essa medida?. Obrigado.
    João Alves

    • Eduardo Bueno disse:

      Boa tarde, João, tudo bem? Você pode conferir essa informação na matéria, segue parágrafo que responde: “Nos demais estados do Brasil, com exceção do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que seguem as mesmas regras de Minas Gerais, o limite para isenção de ICMS é apenas para usinas com até 1 MW e para empreendimentos de geração de mesma titularidade.”
      Qualquer dúvida ficamos à disposição!

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.