Durante a 5ª edição do Canal Conecta, o painel “Desafios da Energia Solar por Assinatura” reuniu executivos da iGreen Energy, Flora Energia e Prime Energy para discutir os principais entraves e oportunidades desse modelo de negócio, que cresce em ritmo acelerado no Brasil.
Os palestrantes destacaram que, apesar dos avanços, a energia solar por assinatura ainda enfrenta desafios ligados à desinformação do consumidor (ainda que em menor grau do que antes) e à burocracia das distribuidoras.
Além disso, pontuaram que o sucesso do modelo depende de as empresas colocarem o cliente no centro da operação — garantindo uma jornada simples, transparente e confiável.
Levar energia limpa para quem não pode instalar painéis
Amanda Durante, CEO da iGreen Energy, destacou que a empresa nasceu da necessidade de mostrar aos brasileiros que é possível ter energia limpa mesmo sem a instalação de painéis solares no telhado de uma residência.
“Fazemos a conexão entre o gerador e o consumidor, e acreditamos muito no engajamento do nosso time comercial e de atendimento, porque no final o que conta não é o preço, mas quem te atende melhor”, disse ela.
Com um modelo de vendas baseado em energy advisor — consultores independentes que atuam porta a porta —, a empresa conta com 19 mil vendedores PJ, responsáveis por conectar consumidores a geradores de energia solar.
Amanda explica que 70% da receita das vendas fica com os consultores, enquanto 30% vão para a empresa. A executiva ressaltou que o sucesso do modelo depende de oferecer simplicidade e confiança ao cliente.
“O consumidor quer uma energia mais barata, renovável e um atendimento eficiente. Ele precisa ter uma boa experiência e sentir segurança na hora de economizar na conta de luz”, comentou.
Quais os desafios e as perspectivas da energia solar por assinatura no Brasil?
Credibilidade e simplicidade são essenciais
Roberto Cavalieri, cofundador e COO da Flora Energia, reforçou que a maior barreira no início do modelo foi a desconfiança do consumidor.
“Quando apresentamos o produto, as pessoas gostavam, mas achavam que era uma pegadinha. Imaginavam que era impossível ter desconto na conta de luz sem instalar nada em casa”, revelou.
Para contornar o problema, a Flora adotou uma estratégia inspirada no Gympass, oferecendo o benefício de energia por assinatura inicialmente para colaboradores de empresas parceiras e, depois, expandindo o modelo.
“Nosso foco passou a ser levar soluções para colaboradores, fornecedores e ecossistemas corporativos, explorando parcerias que trazem simplicidade e credibilidade para alcançar novos clientes”.
Cavalieri pontuou ainda que hoje a integração com as distribuidoras é um fator crítico para a experiência do consumidor.
“A distribuidora é quem fatura o cliente e faz a compensação dos créditos. Se algo falha e ele recebe duas contas de uma vez, é a nossa marca que recebe a reclamação. Precisamos estar integrados e atentos para garantir uma boa experiência.”
Open Energy como solução para destravar o setor
Para Júnior Framil, diretor de marketing da Prime Energy, o avanço do Open Energy — modelo inspirado no Open Banking — pode ajudar a superar entraves de transparência e integração com as distribuidoras.
“A distribuidora transforma um dado digital em papel — a fatura. O Open Energy facilitaria esse processo e tornaria o fluxo mais ágil e confiável”, analisou.
O executivo destacou ainda que a transparência e a comunicação constante com o cliente são fundamentais, especialmente quando há atrasos ou travas na conexão com a distribuidora.
“Quando o projeto de um cliente trava, manter contato, alinhamento e clareza é essencial. O desafio de lidar com transparência, escala e volume sem perder credibilidade é realmente grande. O Open Energy seria um atalho para resolver várias dessas questões”, avaliou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.