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Início / Notícias / Energia solar por assinatura: como escalar e fomentar esse mercado?

Energia solar por assinatura: como escalar e fomentar esse mercado?

Empresas destacam que o sucesso do modelo depende da experiência do cliente e confiança na relação comercial
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Henrique Hein Henrique Hein
  • 21 de outubro de 2025, às 16:40
3 min 8 seg de leitura
Energia solar por assinatura: como escalar e fomentar esse mercado?
Foto: Canal Solar

Durante a 5ª edição do Canal Conecta, o painel “Desafios da Energia Solar por Assinatura” reuniu executivos da iGreen Energy, Flora Energia e Prime Energy para discutir os principais entraves e oportunidades desse modelo de negócio, que cresce em ritmo acelerado no Brasil.

Os palestrantes destacaram que, apesar dos avanços, a energia solar por assinatura ainda enfrenta desafios ligados à desinformação do consumidor (ainda que em menor grau do que antes) e à burocracia das distribuidoras.

Além disso, pontuaram que o sucesso do modelo depende de as empresas colocarem o cliente no centro da operação — garantindo uma jornada simples, transparente e confiável.

Levar energia limpa para quem não pode instalar painéis

Amanda Durante, CEO da iGreen Energy, destacou que a empresa nasceu da necessidade de mostrar aos brasileiros que é possível ter energia limpa mesmo sem a instalação de painéis solares no telhado de uma residência.

“Fazemos a conexão entre o gerador e o consumidor, e acreditamos muito no engajamento do nosso time comercial e de atendimento, porque no final o que conta não é o preço, mas quem te atende melhor”, disse ela.

Com um modelo de vendas baseado em energy advisor — consultores independentes que atuam porta a porta —, a empresa conta com 19 mil vendedores PJ, responsáveis por conectar consumidores a geradores de energia solar.

Amanda explica que 70% da receita das vendas fica com os consultores, enquanto 30% vão para a empresa. A executiva ressaltou que o sucesso do modelo depende de oferecer simplicidade e confiança ao cliente.

“O consumidor quer uma energia mais barata, renovável e um atendimento eficiente. Ele precisa ter uma boa experiência e sentir segurança na hora de economizar na conta de luz”, comentou.

Quais os desafios e as perspectivas da energia solar por assinatura no Brasil?

Credibilidade e simplicidade são essenciais

Roberto Cavalieri, cofundador e COO da Flora Energia, reforçou que a maior barreira no início do modelo foi a desconfiança do consumidor.

“Quando apresentamos o produto, as pessoas gostavam, mas achavam que era uma pegadinha. Imaginavam que era impossível ter desconto na conta de luz sem instalar nada em casa”, revelou.

Para contornar o problema, a Flora adotou uma estratégia inspirada no Gympass, oferecendo o benefício de energia por assinatura inicialmente para colaboradores de empresas parceiras e, depois, expandindo o modelo.

“Nosso foco passou a ser levar soluções para colaboradores, fornecedores e ecossistemas corporativos, explorando parcerias que trazem simplicidade e credibilidade para alcançar novos clientes”.

Cavalieri pontuou ainda que hoje a integração com as distribuidoras é um fator crítico para a experiência do consumidor.

“A distribuidora é quem fatura o cliente e faz a compensação dos créditos. Se algo falha e ele recebe duas contas de uma vez, é a nossa marca que recebe a reclamação. Precisamos estar integrados e atentos para garantir uma boa experiência.”

Open Energy como solução para destravar o setor

Para Júnior Framil, diretor de marketing da Prime Energy, o avanço do Open Energy — modelo inspirado no Open Banking — pode ajudar a superar entraves de transparência e integração com as distribuidoras.

“A distribuidora transforma um dado digital em papel — a fatura. O Open Energy facilitaria esse processo e tornaria o fluxo mais ágil e confiável”, analisou.

O executivo destacou ainda que a transparência e a comunicação constante com o cliente são fundamentais, especialmente quando há atrasos ou travas na conexão com a distribuidora.

“Quando o projeto de um cliente trava, manter contato, alinhamento e clareza é essencial. O desafio de lidar com transparência, escala e volume sem perder credibilidade é realmente grande. O Open Energy seria um atalho para resolver várias dessas questões”, avaliou.

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energia solar por assinatura
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.
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