A energia solar acaba de atingir a marca de 50 GW de capacidade instalada no Brasil, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
O balanço leva em consideração a soma dos volumes acumulados entre a geração própria solar via pequenos e médios sistemas e as grandes usinas solares, com 33,5 GW e 16,5 GW espalhadas pelo país.
De acordo com a ABSOLAR, o setor fotovoltaico já foi responsável por trazer ao Brasil mais de R$ 229,7 bilhões em novos investimentos, por gerar mais de 1,5 milhão de empregos verdes e por contabilizar mais de R$ 71 bilhões de arrecadação aos cofres públicos desde o início de sua expansão.
Neste período, a fonte solar também evitou a emissão de cerca de 60,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Atualmente, a fonte equivale a 20,7% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior da matriz.
Com este novo marco, o Brasil entra para o seleto grupo dos seis países no mundo a chegar e ultrapassar os 50 GW de potência operacional da fonte solar, juntamente com China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Japão, que lideram nesta ordem o ranking global de potência instalada fotovoltaica.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].