21 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,80GW

Energia fotovoltaica cresce 20% no mundo, aponta IRENA

Seguindo essa curva de crescimento, a energia eólica aparece em segundo com um aumento de 59 GW (+ 10%)

Autor: 16 de abril de 2020outubro 3rd, 2020Mundo
Energia fotovoltaica cresce 20% no mundo, aponta IRENA

A energia solar fotovoltaica continua crescendo ano após ano e dominando a matriz energética renovável. De acordo com a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), a energia fotovoltaica registrou em 2019 um aumento de 98 GW (+20%) em comparação com 2018.

Seguindo essa curva de crescimento, a energia eólica aparece em segundo com um aumento de 59 GW (+ 10%). Já a capacidade hidrelétrica, por exemplo, cresceu em 12 GW (+ 1%) e bioenergia em 6 GW (+ 5%).

A IRENA aponta ainda que a energia solar e eólica representam 90% de todas as adições renováveis líquidas em 2019.

No Brasil, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2020 o país deverá atingir 5,4 GW gigawatts de potência em geração distribuída, um crescimento de 260% em relação à marca de 2 GW produzidos no ano passado.

Ásia lidera expansão global

A Ásia continuou a dominar a expansão global da capacidade solar com um aumento de 56 GW (cerca de 60% do total em 2019). China, Índia, Japão, República da Coreia e Vietnã foram os países com maior capacidade em 2019. Outros grandes aumentos ocorreram nos Estados Unidos, Austrália, Espanha, Ucrânia e Alemanha.

Energias renováveis

Segundo dados da IRENA, a capacidade renovável alcançou 2.537 GW em todo o mundo no final de 2019, um aumento de 176 GW (+ 7%) em relação ao ano anterior.

Acesse a pesquisa na íntegra aqui

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.