Energia solar global terá crescimento contínuo de, pelo menos, 9% ao ano 

Dados fazem parte de um estudo do NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) dos Estados Unidos
2 minuto(s) de leitura
Energia solar global terá crescimento contínuo de pelo menos 9% ao ano
NREL estima que 350 GW teriam sido instalados globalmente em 2023. Foto: Copel/Reprodução

Um estudo recém-divulgado pelo NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável) do DOE (Departamento de Energia) dos Estados Unidos projetou que a energia solar manterá crescimento de, ao menos, 9% ao ano no mundo nos próximos anos. 

O levantamento estima que, em 2023, cerca de 350 GW teriam sido instalados globalmente, o que representou um recorde nunca antes alcançado em um único ano. 

Entretanto, tal volume deverá seguir em viés de alta de forma consecutiva, uma vez que o laboratório norte-americano estima que, pelo menos até 2027, os aumentos nas instalações globais anuais serão contínuos, sendo:  

  • 390 GW em 2024 (+12% a/a);
  • 450 GW em 2025 (+14% a/a);
  • 510 GW em 2026 (+14% a/a);
  • 560 GW em 2027 (+9% a/a). 

Baterias 

O NREL também chama a atenção em seu estudo para o fato de as baterias também estarem ganhando força no mercado solar mundial, em especial no setor residencial, onde 15 GW foram instaladas em 2023.

Deste montante, cerca de 88% das instalações ocorreram em cinco países: Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália. “O crescimento nestes mercados ocorreu, principalmente, devido a um aumento de incentivos para o armazenamento”, destaca o laboratório.

O estudo destaca ainda que o mercado de energia solar chinês, apesar de ser o maior do mundo atualmente, tem um mercado de baterias residenciais relativamente pequeno, especialmente devido ao seu alto nível de fabricação de produtos. 

“Esse é devido às baixas taxas de varejo, baixa preocupação com cortes de energia e subsídios baixos”, destaca o estudo.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal