25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Energia solar criou mais de 1,1 milhão de empregos no Brasil desde 2012

País soma 768,1 mil e 344,2 mil admissões em geração distribuída e centralizada, respectivamente

Autor: 5 de janeiro de 2024Indicadores
3 minutos de leitura
Energia solar criou mais de 1,1 milhão de empregos no Brasil desde 2012

Foto: Trina Solar/Divulgação

O setor de energia solar já foi responsável pela criação de mais 1,1 milhão de empregos no Brasil desde 2012, data do início da expansão da fonte no país a partir da criação da Resolução 482. 

Deste montante, foram 768,1 mil novos postos de trabalhos acumulados por meio de sistemas de geração própria de energia e outras 344,2 mil admissões voltadas para as grandes usinas, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

“Com a combinação de tecnologias como o armazenamento e hidrogênio verde, o Brasil pode, em pouco tempo, impulsionar seu desenvolvimento sustentável, com a geração de milhares de novos empregos verdes, trazendo mais renda para os trabalhadores e mais oportunidades para a nossa população”, disse Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da entidade. 

No final do ano passado, o Brasil foi classificado como o quarto país com maior geração de empregos no setor de energia solar, segundo a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável). 

O estudo da entidade foi divulgado no mês de setembro e levou em consideração dados do ano completo de 2022 de diversos países do mundo. 

Ao todo, o Brasil somou em 2022 mais de 214 mil trabalhadores atuando no mercado fotovoltaico, ficando atrás somente da China, Índia e Estados Unidos, que acumularam no período 2,76 milhões; 281,4 mil e 264 mil empregos, respectivamente. 

Brasil ultrapassa 37 GW

Além dos mais de 1,1 milhão de empregos alcançados, os dados pela ABSOLAR apontam ainda que a energia solar no Brasil atingiu, neste começo de ano, a marca de 37 GW de capacidade instalada, com 25,6 GW em geração distribuída e 11,4 GW em geração centralizada. 

Além disso, a fonte também já teria sido responsável por atrair mais de R$ 179,5 bilhões em novos investimentos e de arrecadar mais de R$ 50,3 bilhões em arrecadação aos cofres públicos desde 2012. Neste período, a energia solar também já evitou a emissão de 45,2 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.