Franquias de energia solar: quais as opções e como abrir a sua?

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Franquias de energia solar quais as opções e como abrir a sua
Mercado fotovoltaico está em franco crescimento. Imagem: Envato

Franquias de energia solar são um mercado muito promissor por se tratar de uma área em pleno desenvolvimento. A energia solar é a segunda fonte de energia elétrica no Brasil, as instalações de painéis fotovoltaicos em residências estão ganhando fôlego e caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros.

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil conta com mais de 4,9 milhões sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias e na área rural.

Esses dados alavancam o mercado de energia solar e impulsionam os negócios provenientes dele, como o segmento de franquias em energia fotovoltaica, que requer investimentos iniciais relativamente baixos, dependendo da franquia que se escolher para ser um franqueado. Além disso,  a alta rentabilidade oferecida pelo segmento, gera retorno rápido, que pode acontecer de 5 a 12 meses.

Empreender na área de franquia não apresenta tantos desafios quanto começar um negócio do zero, pois o franqueador já oferece uma marca conhecida, uma etapa a menos para popularizar o empreendimento.

A franqueadora oferece suporte para aprendizado e para sanar dúvidas, plano de negócios para o franqueado seguir, o gasto que se tem para estudar o mercado e escolher o segmento mais adequado, já é feito pelas franqueadoras, que oferecem um relatório aos empreendedores.

Portanto, é uma ótima opção para quem quer empreender!

O que é uma franquia solar?

Franquia solar é um modelo de negócio que consiste em uma empresa que oferece serviços de energia solar, como instalação, manutenção, dimensionamento de projetos, kits fotovoltaicos e atende às variadas necessidades dos clientes, que podem ser orientações para a compra de equipamentos específicos, instalação de um sistema solar residencial ou comercial.

O mercado de energia solar está muito fértil e promissor, então para quem está pensando em investir na área, é um mercado com grandes chances de crescimento.

Quais os tipos de franquia solar no Brasil?

Há diferentes tipos de franquias de energia solar no Brasil, dentre elas: franquia unitária, microfranquia, franquia de desenvolvimento de área, franquia master, de conversão, store in store e franquia combinada.

Há diferentes tipos de franquias no mercado de energia solar, algumas com investimento mínimo de R$ 30 mil
Há diferentes tipos de franquias no mercado de energia solar, algumas com investimento mínimo de R$ 30 mil. Foto: Freepik

Vamos ver agora o que significa essas nomenclaturas do mercado?

Franquia unitária

A franquia unitária é quando o franqueador disponibiliza o direito de abertura de uma unidade da empresa. Nessa categoria de franquia o ponto de atuação é determinado pelo franqueador.

Em contrapartida, o franqueado pode adquirir outras unidades dessa mesma empresa, a depender de sua capacidade financeira, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.

Microfranquia

A microfranquia oferece um baixo custo de investimento inicial, que gira em torno de R$ 86 mil e o franqueado tem um retorno rápido do valor investido. Esse tipo de franquia pode ser gerenciada de forma mais independente, pode ser inclusive, gerida pelo próprio franqueado.

Elas têm baixo custo operacional, e muitas vezes, não exigem um ponto comercial, pois o franqueado pode operar a microfranquia de sua residência ou deslocar-se até o endereço dos clientes. Nesse tipo específico, a microfranquia é chamada de home-based.

Franquia de desenvolvimento de área

Na modalidade franquia de desenvolvimento de área, o franqueado torna-se responsável por explorar uma região específica, e poderá abrir mais unidades em um determinado espaço de tempo.

Franquia master

A franquia master oferece ao franqueado o direito de implantar ou terceirizar outras unidades em uma determinada região. O investimento por parte do franqueado é alto, mas ele receberá parte do valor da taxa de franquia e royalties cobrados das demais unidades, que por sua vez recebem treinamento e suporte.

Franquia de conversão

A franquia de conversão é utilizada por empreendedores que já têm um negócio em andamento, porém, querem fazer dele uma franquia. As vantagens para o franqueado é contar com o poder da marca por trás do seu negócio, usufruir constantemente de capacitação e padronizar produtos ou serviços.

Store in store

Store in store ou business in é a possibilidade de o franqueado abrir um negócio dentro do ambiente de uma outra empresa, de forma a complementar o negócio principal, o famoso mix de produtos. Por exemplo, uma loja de aluguel de brinquedos em um shopping center.

Franquia combinada

A franquia combinada é quando o proprietário da empresa utiliza um único local para que diferentes marcas possam se instalar, porém, é necessário pedir autorização à franqueadora para se instalar nesse tipo de estabelecimento comercial.

Essa estratégia de negócio é parecida com a modalidade store in store, onde haverá diversas marcas no mesmo ambiente.

Portanto, é necessário que os produtos à venda sejam complementares, por exemplo uma loja de materiais esportivos precisa de outros produtos deste mesmo segmento para oferecer variedade de produtos ou serviços, conseguindo assim, atrair o mesmo público para um único local.

Franquias de energia solar
Redução na conta de luz é um dos principais fatores para o brasileiro instalar energia solar. Imagem: Envato

Como funcionam as franquias de energia solar?

O modelo de funcionamento das franquias de energia solar é semelhante a outras franquias, em que o franqueador oferece suporte aos franqueados. É necessário adquirir conhecimento sobre o setor para realizar vendas e sugerir os equipamentos mais adequados para as instalações de sistemas fotovoltaicos.

Por isso, é fundamental ter atendimento especializado, muitas franquias de energia solar oferecem o serviço de treinamento com técnicos ou engenheiros elétricos. Outro ponto importante é oferecer produtos de qualidade, que se diferenciem no mercado.

Quanto custa abrir uma franquia no setor fotovoltaico?

O valor para investir em uma franquia de energia solar, como em todas as áreas do mercado, varia muito. Porém, o valor mínimo gira em torno de R$ 30 mil para pagamento de taxas para a legalização da franquia. Esse valor não inclui os custos mensais, como aluguel e outros tipos de despesas.

O custo também pode variar de acordo com a marca da franquia, a localização, tamanho da operação e os serviços que serão oferecidos.

Além da taxa de franquia, há o pagamento mensal para utilizar a marca da franquia, geralmente é uma porcentagem paga sobre o valor bruto total, nesse valor é incluído preço de equipamento, instalação e projeto fotovoltaico.

O franqueado também precisa pagar o custo com o suporte para ações de marketing, como propagandas, mídias sociais e banners.

É claro que não se pode esquecer de contabilizar o ponto comercial e os funcionários, caso seja uma necessidade da franqueada.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

A melhor franquia vai variar de acordo com o perfil do investidor, o capital disponível para ser investido, a taxa de retorno e como o franqueado deseja trabalhar, por exemplo, ele pode escolher trabalhar na modalidade home based.

Essa busca exige uma análise cuidadosa, pois inclui vários fatores, analisar as melhores franquias de energia solar e escolher a com melhor reputação de marca e histórico de sucesso, avaliar se ela vai disponibilizar treinamento e oferecer suporte.

Como abrir uma franquia no mercado de energia solar?

Para abrir uma franquia no mercado de energia solar é necessário realizar trâmites burocráticos para a abertura da empresa. Tais como:

  • Preenchimento do formulário de interesse no site da franqueadora;
  • Envio e resposta da ficha de pré-qualificação;
  • Análise da ficha de pré-qualificação;
  • Primeira entrevista com a franqueadora;
  • Entrega da COF (Circular de Oferta da Franquia);
  • Possível segunda entrevista na franqueadora;
  • Assinatura do pré-contrato;
  • Apoio para implantação física da franquia;
  • Assinatura do contrato;
  • Início das operações.

Uma informação importante é de que não há necessidade de ter conhecimento prévio sobre o mercado de energia fotovoltaica. O importante é ter perfil para empreender e querer estar em um mercado aquecido e promissor.

O conhecimento sobre a área é adquirido por meio de treinamentos oferecidos pela franqueadora para que o gerenciamento do negócio seja possível. Dentre as áreas de capacitação estão: vendas, marketing, gestão, assuntos técnicos, além de muitos outros.

Afinal, vale a pena investir em uma franquia de energia solar?

A dúvida entre investir em uma franquia ou criar a própria marca é frequente para quem quer iniciar um negócio.

Investir na própria marca influencia em criar tudo do zero, será necessário trabalhar a marca e investir muito em campanhas de divulgação para tornar-se conhecido.

Já para quem investe em uma franquia já inicia o negócio com uma marca conhecida no mercado e terá todo o suporte com campanhas de marketing, suporte para criar o preço dos produtos, para adquirir conhecimento técnico, suporte de profissionais qualificados, trabalhar o modelo de negócio, receber treinamentos de capacitação, dentre outros.

Inserir CTA  Após conhecer todas as vantagens em investir em um negócio lucrativo, seguro, em um segmento em franco crescimento, resta a você empreendedor, se decidir por investir agora!

Conclusão

O mercado de energia solar se encontra em plena expansão, é a segunda fonte de energia no país, isso faz com que investir em uma franquia de energia fotovoltaica seja uma ótima escolha para empreendedores.

Esse mercado começou a se aquecer por volta de 2012 no Brasil, ao longo do tempo, o investimento em energia solar já alcançou quase R$ 241 bilhões, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Além disso, gerou mais de 1,5 milhão de novos empregos verdes, contribuiu com mais de R$ 74,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e ajudou na redução de mais de 64,2 milhões de toneladas de CO2.

De acordo com o relatório Global Market Outlook for Solar Power, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de energia solar, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Esse e os outros apontamentos são motivos de sobra para afirmar que o mercado de franquia de energia solar é promissor e basta treinamento e investimento para que o empreendimento na área dê certo.

Então com certeza é um mercado promissor e que vale a pena investir.

Foto de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

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