23 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Energia solar irá abastecer 500 poços no Nordeste

Paraipaba (CE) está investindo em tecnologia sustentável para abastecer comunidades que necessitam de água

Autor: 30 de março de 2021Brasil
Energia solar irá abastecer 500 poços no Nordeste

A energia solar está auxiliando comunidades do Nordeste brasileiro a terem acesso à água potável. Isso porque no interior do Ceará, no município Paraipaba, a fonte fotovoltaica está gerando energia, possibilitando que poços profundos sejam perfurados, abastecendo a população local que necessita de recursos hídricos. 

O projeto, realizado em parceria com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), além de resolver os problemas ocasionados pela falta d’água, contribuirá para que a população da região economize no custo com energia elétrica.

Segundo a prefeita do município, Ariana Aquino (Republicanos), a ideia é perfurar 500 poços durante os quatro anos de gestão. Em janeiro e fevereiro, já foram perfurados cinco. “Passo a passo nós vamos construindo o futuro”, destacou. 

Ademais, ressaltou que a prefeitura está instalando novas bombas em locais onde foram perfurados poços, que estavam inativos em locais estratégicos da cidade. 

Solar é usada em poços artesianos para ajudar na seca

Pensando em uma alternativa para ajudar a solucionar a seca do Nordeste, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do DNCOS, está instalando poços artesianos para levar água a moradores de zonas rurais.

Em lugares em que a rede elétrica não está próxima aos poços perfurados, a energia solar é uma solução viável e sustentável. Nestes locais, estão sendo utilizados painéis fotovoltaicos para o funcionamento das bombas e sistemas e beneficiar a população

Kits MPLE da Ecori com promoção em Microinversor APsystem e da Canadian Solar
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar