7 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

Energia solar já beneficia três milhões de consumidores no Brasil

Montante foi alcançado oito meses após o mercado ter atingido a marca de 2 milhões de clientes

Autor: 11 de agosto de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Energia solar já beneficia três milhões de consumidores no Brasil

Foto: Reprodução/ABGD

O Brasil superou a marca de três milhões de UCs (unidades consumidoras) que recebem créditos da geração solar no segmento de GD (geração distribuída), mostram dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O montante foi registrado oito meses após o mercado ter atingido a marca de 2 milhões de consumidores beneficiados pela fonte, em janeiro deste ano. Neste momento, o total de usinas fotovoltaicas instaladas em GD no país é de 2,06 milhões.

A maior parte das três milhões de unidades consumidoras pertencem à classe de consumo residencial, com cerca de 2,05 milhões de clientes, aproximadamente dois terços do total. O mercado ainda conta com 556 mil consumidores comerciais, 319 mil rurais e 58,6 mil industriais.

O estado líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída é Minas Gerais, com 628,4 mil clientes. São Paulo (389,8 mil), Rio Grande do Sul (351,6 mil), Paraná (242,7 mil) e Bahia (171,5 mil) completam os cinco maiores mercados do Brasil.

Já o municípios com mais UCs do país é Pirapora (MG), onde 806 sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 40,8 mil consumidores. Na sequência, aparecem as cidades de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Montes Claros (MG), com 37,9 mil; 31,8 mil; 24,8 mil e 24,7 mil unidades consumidoras.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.