Energia solar já beneficia três milhões de consumidores no Brasil

Montante foi alcançado oito meses após o mercado ter atingido a marca de 2 milhões de clientes
Energia solar já beneficia três milhões de consumidores no Brasil
Foto: Reprodução/ABGD

O Brasil superou a marca de três milhões de UCs (unidades consumidoras) que recebem créditos da geração solar no segmento de GD (geração distribuída), mostram dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O montante foi registrado oito meses após o mercado ter atingido a marca de 2 milhões de consumidores beneficiados pela fonte, em janeiro deste ano. Neste momento, o total de usinas fotovoltaicas instaladas em GD no país é de 2,06 milhões.

A maior parte das três milhões de unidades consumidoras pertencem à classe de consumo residencial, com cerca de 2,05 milhões de clientes, aproximadamente dois terços do total. O mercado ainda conta com 556 mil consumidores comerciais, 319 mil rurais e 58,6 mil industriais.

O estado líder em número de consumidores beneficiados pela geração solar distribuída é Minas Gerais, com 628,4 mil clientes. São Paulo (389,8 mil), Rio Grande do Sul (351,6 mil), Paraná (242,7 mil) e Bahia (171,5 mil) completam os cinco maiores mercados do Brasil.

Já o municípios com mais UCs do país é Pirapora (MG), onde 806 sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 40,8 mil consumidores. Na sequência, aparecem as cidades de Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Montes Claros (MG), com 37,9 mil; 31,8 mil; 24,8 mil e 24,7 mil unidades consumidoras.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal