[gtranslate]

ENGIE inicia venda de I-RECs por meio de plataforma digital

Novidade facilita jornada de descarbonização de pequenas e médias empresas
2 minuto(s) de leitura
05-05-22-canal-solar-ENGIE inicia venda de I-RECs por meio de plataforma digital
Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável. Foto: Envato Elements

A ENGIE iniciou a venda digital dos certificados de energia renovável (ou I-RECs) – que comprovam a origem renovável da eletricidade consumida.

Desde o dia 2 de maio, empresas com consumo de eletricidade anual a partir de 1.000 MWh estão adquirindo os I-RECs diretamente na plataforma Energy Place.

A companhia, portanto, passa a ser a primeira a vender tais certificados de forma 100% digital, favorecendo o acesso de empresas de menor porte e que estão iniciando a jornada voltada ao ESG.

Os I-RECs podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa no âmbito do programa brasileiro GHG Protocol.

“A oferta do I-REC no Energy Place, aberta também a clientes que não fazem parte do Mercado Livre, reafirma o nosso compromisso de tornar menos complexas as transações que envolvem compra e venda de eletricidade”, disse Gabriel Mann, diretor de comercialização da ENGIE Brasil Energia.

“Também ganhamos amplitude e oferecemos uma solução efetiva para as companhias se tornarem mais sustentáveis, mesmo se não tiverem Inventário de Carbono, e responderem às demandas de seus clientes, que já se comprometeram com as metas na COP26 de zerar as emissões de toda a cadeia do negócio”, explicou.

Como adquirir o I-REC

Para a compra digital de I-REC, é preciso realizar um cadastro na ferramenta e ter em mãos os dados de consumo de energia para solicitar o orçamento.

Segundo a ENGIE, a plataforma foi pensada para garantir a segurança, a agilidade e a confiabilidade das negociações e fechamentos.

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável e é emitido a partir da certificação da usina geradora – no caso da ENGIE, duas hidrelétricas operadas pela empresa estão habilitadas para essa emissão.

“Buscamos, com o Energy Place, oferecer a solução adequada aos diferentes perfis de consumidores, de modo a garantir, também no ambiente digital, a excelência da ENGIE no relacionamento com seus clientes, reconhecida pelos mais de 20 anos de presença no Mercado Livre”, concluiu Mann.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal