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Início / Notícias / Quais são as principais estratégias para liderar uma empresa no setor solar?

Quais são as principais estratégias para liderar uma empresa no setor solar?

Belache explana sobre empreendedorismo e expectativas para o setor solar no Brasil
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  • Foto de Yvana Leitão Yvana Leitão
  • 16 de outubro de 2024, às 17:22
6 min 32 seg de leitura
Alcione Belache comenta sobre tópicos relacionados ao empreendedorismo, ao Vale do Silício e às expectativas para o futuro da energia solar no Brasil
Alcione Belache comenta sobre tópicos relacionados ao empreendedorismo, ao Vale do Silício e às expectativas para o futuro da energia solar no Brasil

O ambiente competitivo permeia todas as organizações, exigindo foco e determinação para promover o crescimento da empresa. No setor de energia solar isso não é diferente.

Buscar novas técnicas de gestão, estar sempre atento ao mercado, e manter uma boa relação com o seu cliente e com os seus colaboradores faz toda diferença para promover esse crescimento.

Esse foi um dos temas explorados por Alcione Belache, Advisor da distribuidora de equipamentos Bold Energy, no papo solar da última terça-feira (8).

Para Belache, o foco de qualquer negócio deve ser claramente definido, pois é nele que todas as ações e decisões devem ser alinhadas.

“O empresário precisa sentir entusiasmo a cada dia, seja segunda, domingo ou feriado. Essa paixão, aliada ao foco, é essencial para o sucesso da empresa. A combinação de respeito, confiança e determinação é o que leva ao crescimento e à satisfação no trabalho”, afirmou.

Quais as características essenciais de um bom empreendedor?

Belache destaca ainda que é fundamental que as empresas que desejam permanecer no mercado a longo prazo mantenham o foco diário nessa meta. Os negócios de longo prazo destacam a responsabilidade, inclusive civil, sobre os produtos oferecidos. 

Durante o Papo Solar, Belache comenta que, em um evento realizado no Rio de Janeiro (RJ), muitos empresários expressaram preocupações sobre a queda nos preços dos produtos fotovoltaicos e que isso influencia na competitividade do mercado.

“Não se deve ceder à tentativa de vender equipamentos baratos e de baixa qualidade, pois, a médio e longo prazo, isso pode trazer problemas judiciais e comprometer todo o patrimônio construído”, afirma.

“A sustentabilidade do negócio depende de decisões conscientes, garantindo qualidade e durabilidade no que é entregue ao mercado”.

Técnicas do vale do Silício 

Belache também comentou na entrevista sobre sua trajetória no Vale do Silício, destacando os insights que adquiriu ao longo de sua experiência. 

O Advisor afirma que, no meio do Vale do Silício, em um ambiente repleto de inovação e empreendedorismo, ele foi rodeado por professores e colegas de classe de altíssimo nível, provenientes de diversas nacionalidades, como russos, chineses, paquistaneses, mexicanos, brasileiros, colombianos e argentinos, cada um com seu próprio empreendimento.

“Havia representantes de várias áreas, inclusive de tecnologia e medicina, mas no mercado de energia solar, não havia outros colegas para trocar ideias. Apesar disso, foi uma experiência enriquecedora, onde uma das principais lições aprendidas foi a importância dos relacionamentos”, completou.

“Uma das coisas que sempre foram muito importantes para mim — senão a mais importante — é o relacionamento”, afirmou.

“Tive módulos que focaram muito nas pessoas, abordando tanto o relacionamento interno quanto o externo. Felizmente, eu sempre me dei bem nessa área, pois minha característica pessoal é ser alguém mais solto e comunicativo”. 

“Sempre procurei levar isso para uma empresa, as pessoas devem ter liberdade e oportunidade de opinar. Um ambiente de evolução contínua é fundamental, sem paredes fechadas ou barreiras. O respeito é essencial, principalmente na relação com nossos clientes e fornecedores”, completou.

Belache também comentou que em um dos módulos que estudou durante a sua passagem no Vale do Silício abordou exatamente isso: como as empresas bem-sucedidas cultivam relacionamentos. 

“Eles obtiveram sucesso porque trataram as pessoas com respeito, não apenas transferiram o lucro. Ganhar é bom, mas ter um propósito é fundamental”, afirmou.

Segue abaixo algumas das técnicas e estratégias que ele aplicou, inspiradas pelo ambiente dinâmico do Vale Silício.

OKR

É um método utilizado pelo Google para Metodologia utilizada pelo Google para guiar o trabalho das equipes, estabelecendo os objetivos (o que deve ser feito) e os resultados-chave (como deve ser feito).

Para isso, é fundamental que os colaboradores conheçam suas próprias metas e as dos demais, ou seja, sejam transparentes. Além disso, é importante alinhar as expectativas da empresa com os colaboradores garantindo resultados diretos, simplicidade e agilidade.

Sprint

O sprint também é um método usado pelo Google, ela se baseia em testar projetos em apenas cinco dias, passando do conceito inicial para um protótipo, evitando gastos desnecessários em projetos que podem fracassar. 

Gamestorming 

Trata-se de uma dinâmica aplicada no ambiente de trabalho que pode aumentar significativamente a produtividade em diversas empresas. Essas atividades estão ligadas a tarefas dinâmicas e criativas, seguindo regras que as tornam semelhantes a um jogo. 

O conceito de integrar jogos a atividades cotidianas está se espalhando não apenas no ambiente empresarial, mas também no setor educacional. Muitas escolas estão adotando a gamificação como uma abordagem para o aprendizado.

O que esperar do futuro da energia solar no Brasil? 

“Se eu não apostasse nesse mercado, eu não estaria nele. E eu estaria fazendo outra coisa”, comentou Belache.

Entretanto, ele ressalta que o Brasil é um país ímpar, então nunca se sabe o que vai acontecer. Por este motivo é vital que as empresas busquem qualificação contínua e acompanhem as principais inovações.

“Uma regra pode mudar ou decidir taxar algo. “É a mesma coisa, o dólar subiu”, a flutuação do dólar afeta todo o mercado global. Se um negócio depende do dólar, é importante saber que ele vai flutuar ou que pode impactar cadeias como a do petróleo”.

Armazenamento de energia é o futuro? 

“Acredito que o mercado de armazenamento terá margens maiores, mas será mais difícil para os vendedores. No entanto, vejo isso como uma oportunidade”, comentou Belache.

Bruno Kikumoto, CEO do Canal Solar, também comentou sobre as perspectivas futuras do armazenamento. “Pelo que temos visto, há muitas pessoas reclamando, mas notei que essas reclamações estão diminuindo”.

“Em relação à barreira das margens, nem todos conseguiram se adaptar adequadamente para jogar esse jogo. Uma questão muito semelhante a essa é a caixa, e muitas empresas de grande porte estão ficando para trás nesse aspecto”, comentou.

“Outra questão, por exemplo, é a qualidade dos equipamentos. Quando a instalação não é bem executada, o fabricante pode oferecer garantias, mas a troca de peças pode se arrastar por semanas, causando ainda mais complicações”. 

Durante a participação no podcast, Belache foi questionado pela audiência sobre alguns assuntos.

Vale a pena investir em baterias?

“Aposto muito nesse mercado, acho que vai ser a próxima era para a energia solar”, comentou.

“O preço tem caído bastante; se compararmos o custo do KW de um sistema fotovoltaico há três anos, hoje, pelo mesmo valor, é possível adquirir sistemas híbridos”, completou.

O mercado solar ainda tem espaço para expansão ou já está saturado?

“Eu vejo que há um otimismo, mas o que realmente está sendo comemorado é o oposto. Há algum tempo, eu mencionei que esse mercado, assim como outros, como o de automação comercial, chegaria a um ponto de acomodação darwiniana, onde apenas os mais adaptados sobrevivem”, comentou.

“O que eu percebi é que, atualmente, o mercado cresceu rapidamente em um período muito curto de tempo, e isso atraiu muitas pessoas”, completou.

“Não é apenas do lado do distribuidor que isso acontece, mas também do lado do integrador. Existem muitas oportunidades, e muitas estão se voltando para isso”. 

Belache afirma que para um integrador, a barreira de entrada é praticamente nula; não há regulação. Comparado a mercados como a automação comercial, que possui barreiras de entrada, como a necessidade de impressoras fiscais, o cenário atual é bem diferente. 

O Advisor finaliza comentando que haverá uma acomodação no mercado. E que o filtro ocorrerá devido à concorrência.

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Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.
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