1 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Ex-tarifários devem ser prorrogados até 2028 no Brasil

Segundo o Conselho do Mercosul, a medida visa estimular a competitividade entre os países

Autor: 14 de dezembro de 2021Brasil
Ex-tarifários devem ser prorrogados até 2028 no Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Conforme informado pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), todos os ex-tarifários em vigência hoje no Brasil devem ser automaticamente renovados.

A decisão do Mercosul (Mercado Comum do Sul) para os regimes de BK (Bens de Capital) e BIT (Bens de Informática e Telecomunicações) para o mercado brasileiro prorroga até 2028.

Segundo documento emitido pelo Mercosul, o Brasil poderá aplicar até 31 de dezembro de 2028 alíquota distinta da Tarifa Externa Comum, inclusive de 0%, para as importações de BK e de BTI .

Ainda foi determinado que os países deverão informar, entre janeiro e julho de cada ano, os códigos NCM relativos aos BK e BIT. 

“O próximo passo é esperar publicação no Diário Oficial. Enquanto isso, já teremos garantido a informação que os Exs serão prorrogados”, esclareceu Lucas Angelo, gerente de operações na empresa Fusion Trade Participação.

De acordo com o documento, a decisão considerou ser preciso assegurar as condições adequadas para a consolidação e o aperfeiçoamento do Mercosul, estimular a competitividade entre os países e favorecer inovações no processo produtivo regional.

O Conselho do Mercado Comum é o órgão superior do Mercosul incumbido da condução política do processo de integração e da tomada de decisões para assegurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo Tratado de Assunção e atingir a constituição final do mercado comum. Ele se manifesta por meio de decisões que serão obrigatórias para os Estados Partes.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.