A ExpoSolar Colômbia, será realizada pela oitava vez em 2024. A feira é totalmente voltada à energia solar e acontece no Centro Internacional de Convenções e Exposições Plaza Mayor Medellín, de 16 a 18 de outubro.
A feira busca possibilitar negócios entre o setor solar na América Latina e no Caribe conectando fabricantes, distribuidores, comerciantes, instaladores, investidores, bancos, EPCistas (Empresas de Engenharia, Procurement e Construção), prestadores de serviços e outros membros da cadeia de valor.
Além disso, o evento tem o objetivo de incentivar a implementação de energia solar na indústria, comércio, campo e residências promovendo a transição energética, descarbonização do planeta e o desenvolvimento sustentável.
Até junho de 2024, a Colômbia atingiu 1,3 GW de energia renovável em operação comercial, sendo 593 MW em geração de grande escala despachada centralmente; 519 MW em geração de grande escala não despachada centralmente; 11,7 MW de geração distribuída; 68 MW em autogeração de grande escala e 142 MW em autogeração de pequena escala, de acordo com a Ser Colômbia -Associação de Energias Renováveis.
O evento contará com mais 380 expositores em 17.500 m², apresentando novas soluções científicas e tecnológicas; rodada de negócios, congresso internacional sobre energia solar com uso de baterias de lítio; a exibição da fazenda solar que gera parte da energia consumida pelo evento, speed networking, workshop fotovoltaico e atividades culturais.
Para público em geral, haverá exibição de sistemas solares residenciais, mobilidade elétrica, iluminação LED solar, câmeras de vigilância solares, aquecedores solares de água, bombeamento solar de água, sistemas de irrigação e cercas elétricas solares, além de eletrodomésticos, como ar-condicionado, ventiladores, rádios e lanternas solares.
35 países estarão presentes na ExpoSolar Colômbia 2024, sendo 16 da América Latina e Caribe, com a estreia de Aruba, Belize e a República da África do Sul.
Alguns dos principais fabricantes e distribuidores estarão presentes como: Huawei, Longi, Jinko, Fronius, JA Solar, Epever, NextCity Labs, AE Solar, Lesso, Ralux, Solis, Deye, Trina Solar, Tai Energy, Peimar, Hexing, Livoltek, Astronergy, Goodwe, Celsia, Promigas, Tronex, Sylvania, Canadian Solar, Meico, Impresistem, Energia y Movilidad, Solaire, Solar Hub Colombia, QN-Solar, Alurack, Gonvarri, Ferregro, Lirvan e Powertek.
Novidades da ExpoSolar Colômbia para 2024
1. Impulsionamento dos sistemas de armazenamento de energia;
2. O programa RECOBAT, uma iniciativa da TRONEX e da Universidade de Antioquia que está desenvolvendo a reutilização das baterias.
3. Uma aliança entre a ExpoSolar Colômbia e a Universidade Visión de las Américas, que certificará engenheiros, tecnólogos e técnicos, por meio do programa: Treinamento de alta especialidade em energia solar fotovoltaica.
4. A apresentação de tecnologias que agilizam os processos de instalação e a segurança do recurso humano com elevadores elétricos para painéis solares.
5. Workshop fotovoltaico com convidados de 5 países e 11 projetos que apresentarão novos desenvolvimentos tecnológicos da indústria solar como turbinas eólicas, desidratadores solares, piso solar, hidrogênio verde, estação de carregamento para veículos, entre outros.
6. A mobilidade elétrica, com a empresa AUTECO exibindo sua frota completa de mobilidade sustentável, incluindo motocicletas, carros particulares, ônibus, caminhões e caminhões-trator.
7. A Casa 5.0, reconhecida pelas Nações Unidas como uma das moradias mais sustentáveis da América Latina e Caribe, estará em exibição no pavilhão verde como um modelo de construção inteligente, equipada com tecnologia de ponta em controle de acessos, automação, circuito fechado de TV, segurança e vigilância, sistema de intrusão, internet via satélite e 100% movida a energia solar.
8. Fazenda solar de 35 KW para gerar a energia consumida durante os dias da feira.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].