28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,84GW

Fábrica de torresmos aposta em solar e tem economia de 90%

Empresa, localizada no interior do Espírito Santo, instalou uma usina fotovoltaica de 143,64 kWp

Autor: 9 de dezembro de 2021Brasil
Fábrica de torresmos aposta em solar e tem economia de 90%

Fábrica de torresmos da Embutidos Sperandio, em Baixo Guandu (ES). Foto: Renovigi/divulgação

Visando economia e sustentabilidade, uma fábrica de torresmos, localizada no município Baixo Guandu, a 186 km de Vitória (ES), instalou um sistema de energia solar de 143,64 kWp.

Funcionando desde maio de 2020, a usina conta com 399 módulos fotovoltaicos de 360 W da Canadian, possui dois inversores (um de 50 kW e outro de 60 kW) e gera em média 15.156 kWh.

Segundo a SEED Engenharia e Soluções Sustentáveis, empresa credenciada da Renovigi responsável pela instalação da planta, a conta de energia, que era de aproximadamente R$ 12 mil, passou para uma média de R$ 1,2 mil ao mês, ou seja, uma redução de 90%.

“Quem não instala está perdendo tempo”, disse Tiago Sperandio, diretor da fábrica, que também possui um sistema fotovoltaico em sua residência.

O financiamento, viabilizado pelo Banco do Nordeste (BNB), foi feito em 48 meses e “tem passado muito rápido. O payback é esperado em três anos e meio”, comentou.

De acordo com Sperandio, o projeto foi um dos pioneiros na cidade. “Conhecíamos pouco sobre a energia solar e havia muito receio em relação ao pós-venda, a uma possível necessidade de manutenção dos inversores e como isso poderia comprometer a nossa produção”, relatou.

“A SEED é credenciada na categoria Diamond da Renovigi, empresa catarinense líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil. Isso passou a confiança que faltava para a tomada de decisão por parte do Tiago”, ressaltou Rafael Sant’Ana, CEO da SEED Engenharia.

Gustavo Martins, presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi, destacou o potencial que casos de sucesso, como a da Embutidos Sperandio, tem de popularizar o acesso à solar no país.

“É fundamental que a gente trabalhe com o propósito de esclarecer os benefícios significativos da utilização da energia fotovoltaica, não só em termos de economia – dada a compensação significativa nos custos de produção – como no seu papel sustentável por ter uma matéria-prima renovável, a luz do sol, originada pela natureza”, enfatizou.

Leia mais: Hospitais do ES apostam em solar para reduzir gastos com energia

2P acessórios empres de estruturas para instalação de paineis fotovoltaicos
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.