21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Fazenda na Bahia dobra produção de soja com instalação de usina solar

Com aportes de R$ 3,4 mi, propriedade instala dois pivôs e um poço artesiano para abastecimento de reservatório de água

Autor: 28 de março de 2023março 30th, 2023Projetos
3 minutos de leitura

O uso da energia solar para processo de irrigação de grãos tem revolucionado a produção agrícola no Brasil. A Fazenda da Madrugada, localizada no município de Jaborandi, na Bahia, dobrou a produção de soja com a instalação de três usinas fotovoltaicas.

Com investimentos de R$ 3,4 milhões, a propriedade instalou dois pivôs de irrigação e um poço artesiano para abastecimento de reservatório de água, aumentando a produtividade no local com uma colheita a mais por ano.

O projeto foi realizado pela empresa CGR Energia, com equipamentos pela distribuidora WIN Solar, incluindo painéis da JA Solar de 540 W. Trata-se de um dos maiores projetos off-grid para sistema de acionamento de pivôs de irrigação do Brasil, num total de 769 kWp.

Segundo Camila Nascimento, diretora comercial da WIN Solar, existe uma sinergia perfeita entre a tecnologia fotovoltaica e o agronegócio brasileiro, que se reverte em alimentos mais baratos aos cidadãos.

“Vale lembrar que um dos fatores de sucesso do agronegócio brasileiro é alto poder de competitividade dos produtos nacionais frente aos demais players mundiais”, destacou.

“Como um dos principais insumos da atividade produtiva rural é energia elétrica, o uso da solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, ressaltou a executiva.

Fazenda terá uma colheita a mais por ano com energia solar. Foto: JA Solar/Divulgação

Fazenda terá uma colheita a mais por ano com energia solar. Foto: JA Solar/Divulgação

Dois pivôs de irrigação foram instalados na propriedade agrícola na Bahia. Foto: JA Solar/Divulgação

Dois pivôs de irrigação foram instalados na propriedade agrícola na Bahia. Foto: JA Solar/Divulgação

Para Fernando Castro, Country Manager da JA Solar Brasil , o projeto é resultado da parceria entre as marcas e evidencia o compromisso com a qualidade, alta eficiência e confiança.

“A JA Solar sempre esteve empenhada em fornecer excelentes produtos, postura que vem ganhando reconhecimento do mercado e confiança dos clientes. Estamos preparados para atender o mercado brasileiro em diferentes projetos de geração distribuída e centralizada”.

A instalação dos três sistemas na Fazenda da Madrugada, que durou apenas três meses e que acaba de ser inaugurada, contam com módulos bifaciais e inversor de bombeamento off-grid. Tais tecnologias permitem a produção de energia solar a partir da captação da irradiação direta e da irradiação refletida pelo solo.

Mesmo que nenhuma das três plantas esteja conectada à rede elétrica da concessionária, a usina fotovoltaica garante a utilização das bombas por até dez horas diárias, apenas com os raios solares.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

4 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.