Fiji planeja construir maior projeto fotovoltaico do Pacífico

Segundo a corporação, o projeto é apoiado pelos governos da Austrália, Nova Zelândia e da Dinamarca

Após assinar um acordo de financiamento com a IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo Banco Mundial, a concessionária estatal Energy Fiji está buscando por um parceiro para desenvolver o maior projeto fotovoltaico do Pacífico.

Uma nota divulgada pelo IFC revelou planos para instalar uma usina solar de 15 MW de potência conectada à rede de energia de Fiji. O investimento será de aproximadamente US$ 15 milhões.

Segundo a corporação, o projeto é apoiado pelos governos da Austrália, Nova Zelândia e da Dinamarca.

O IFC destacou também que pretende examinar o potencial das renováveis ​​da segunda maior ilha do país, Vanua Levu. O objetivo é implementar um sistema totalmente movido a energias renováveis ​​em 2030.

Ainda de acordo com a corporação, Fiji atualmente gera metade de sua eletricidade a partir de usinas hidrelétricas – identificadas no site da Energy Fiji como instalações de 80 MW e 40 MW em Viti Levu; 45% das importações de combustíveis fósseis; e 5% de biomassa e usinas eólicas. O país tem capacidade total de geração de 267 MW.

Santander Brasil assina acordo com IFC

O Santander Brasil recebeu da IFC uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 560 milhões para impulsionar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas. Deste total, metade será destinada à comercialização de painéis fotovoltaicos.

O empréstimo possui validade de um ano e possibilidade de renovação uma vez, por um período de mais 12 meses. Esta é a terceira transação do banco com a IFC desde 2017.

Fonte: PV Magazine

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal