16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Fonte Solar desenvolve projetos de integração tecnológica e sustentabilidade

A empresa estabeleceu medidas estratégicas para enfrentar as dificuldades durante o percurso dos projetos

Autor: 21 de março de 2022agosto 2nd, 2022Projetos
Fonte Solar desenvolve projetos de integração tecnológica e sustentabilidade

Casa Palicourea. Foto: Fonte Solar

A Fonte Solar idealiza e desenvolve projetos de engenharia, incorporando, integrando e instalando sistemas solares fotovoltaicos para geração distribuída e isolada no Brasil, sendo referência nacional no segmento off-grid (sistemas isolados da rede elétrica convencional).

A empresa desenvolveu dois projetos, tendo como principal objetivo expandir o conceito de sustentabilidade através do setor fotovoltaico.

Casa Palicourea

A instituição foi idealizada e direcionada à comunidade local, localizada próxima ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, ao lado da Vila de São Jorge, a 260 km de Brasília – DF, com o propósito de estruturar uma conexão entre tecnologia, cultura e sustentabilidade.

Natália Maestá, CEO da Fonte Solar, expressou gratidão ao comentar sobre a Casa Palicourea. “É gratificante termos trabalhado em um projeto como este, pois não é pelas coisas, mas sim pelas causas”, afirmou. A instituição recebeu diversos prêmios.

Segundo a CEO, o programa enfrentou o desafio de não haver rede direta da concessionária ao local. Diante disso, iniciou-se então, o processo de converter o Gabinete off-grid Fonte Solar em Gabinete ESS (Energy Storage Systems), popularmente conhecido como sistema on-grid com backup (híbrido).

Mediante às mudanças durante o percurso, o Gabinete off-grid Fonte Solar passou a oferecer o armazenamento de lítio, considerado o melhor do mundo, assim como a bateria BYD, além de controladores, controladores, inversor, tela de monitoramento da Victron Energy em uma única solução, com tecnologia plug and play.

Para a realização do projeto, foram utilizados 24 módulos fotovoltaicos BYD 335 Wp, controlador de carga MPPT 150V/35A, Color Control GX e um B-Box BYD 13.8kWh. Além disso, foram instalados dois inversores, um Multiplus 48V/5000/70A e um Fronius Primo 5000VA. O investimento total do projeto foi de 160 mil reais.

“O mais legal dessa inovação é que estamos desconstruindo essa fama de que energia solar off grid não funciona, pois pelo nosso sistema de franquias, nossos franqueados estão podendo entregar nosso produto para mais lares, levando mais dignidade humana através do acesso à energia elétrica de alta qualidade para locais remotos”, disse Natália, relatando seu contentamento com o programa.

Instituto Palicourea

Casa Cavalcante

A Casa Cavalcante está localizada na região de Cavalcante-Go, a 340 km da base da empresa Fonte Solar em Brasília-DF. O projeto surgiu em resposta a uma necessidade da comunidade da região, devido à dificuldade de acesso à energia.

O projeto foi desenvolvido com o intuito de atender à população local com segurança na instalação e qualidade dos sistemas fotovoltaicos.

De acordo com Natália Maestá, a construção enfrentou alguns desafios, entre eles a dificuldade de acesso. A distância entre a base da empresa e a Casa Cavalcante é de 340 km, sendo que 30 km é de trajeto em estrada não asfaltada e com serras, redobrando o cuidado durante o transporte.

Além disso, segundo Natália, “o clima é desfavorável, com sol intenso e desgastante chegando facilmente aos 40 graus” e, assim sendo, a empresa tomou as medidas necessárias para que a equipe realizasse o trabalho de forma apropriada.

A empresa seguiu uma determinada estratégia nos projetos off grid, com um investimento maior, para evitar imprevistos futuros durante a execução. Os equipamentos a serem utilizados passam por um processo de avaliação no próprio laboratório da empresa. Após os testes e a verificação de funcionamento, o sistema é desmontado, embalado e destinado para o local da instalação.

Casa Cavalcante

Os equipamentos utilizados para a realização deste projeto foram 12 módulos fotovoltaicos BYD 335Wp, um inversor Multiplus-II 48V/3000VA/35A, um  Color Control GX, um B-Box BYD 7.68kWh e um controlador de carga Victron Energy MPPT 150V/70A. O investimento total do projeto foi de 70 mil reais.

“Um dos diferenciais nesse projeto é que ele é a primeira instalação com tecnologia de armazenamento de fosfato ferro de lítio do maior fabricante de baterias do mundo (BYD) e tecnologia de controle, inversor e gerenciamento da empresa holandesa Victron Energy”, destaca Natália.

Com o objetivo de alcançar uma maior durabilidade dos equipamentos, a empresa investiu em produtos de alta qualidade. “Outro diferencial foi o nosso padrão de qualidade nos serviços para que não houvesse necessidade de manutenções”, conclui.

afore
Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.