1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida

Cliente final, localizado em MG, investiu em projeto que integra usina solar de 2 MW, geradores e concessionária

Autor: 8 de dezembro de 2023dezembro 14th, 2023Projetos
3 minutos de leitura
Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida

Sistema híbrido DEIF utilizado no projeto. Foto: DEIF/Divulgação

Em busca de um sistema de geração eficiente, econômico e sustentável, o Frigorífico São Joaquim, localizado na cidade de Urucânia (MG), investiu em uma solução híbrida da DEIF, que integra energia solar, rede da concessionária e geradores diesel.

Segundo o Sr. Ian Schwanz, engenheiro eletricista da Minas Energia, integradora responsável pelo projeto, com esse sistema o cliente está obtendo uma economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês.

No total, o empreendimento conta com:

  • 5 mil módulos fotovoltaicos da Risen Energy – 3 MWp;
  • 20 inversores SIW500H ST-100 da WEG – 2 MW;
  • 5 geradores a diesel (3 x 750 kVA + 2x 550 kVA);
  • Concessionaria com uma demanda contratada de 1,3 MW.
Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida

Planta com 5 mil painéis solares da Risen. Foto: DEIF/Divulgação

“O cliente, que comercializa carne suína, possuía instabilidade na rede o que o forçava utilizar geradores 24h por dia a plena carga. Por conta disso, desenvolvemos o projeto em parceria com a DEIF, que nos ofereceu a sua melhor tecnologia de geração distribuída híbrida para economia de óleo diesel”, destacou Schwanz.

O empreendimento, que foi instalado e comissionado em agosto de 2022, já está em operação sem interrupção até o momento. “Para esse projeto, pretendemos ainda agregar bancos de baterias BESS (Battery Energy Storage System) no futuro”, ressaltou.

Detalhes do projeto

A implementação do sistema híbrido DEIF permitiu a operação simultânea dos geradores com a usina fotovoltaica e a concessionária. Essa integração otimizou a importação/exportação de energia, garantindo um abastecimento confiável, usando os geradores em picos de demanda.

Em essência, o sistema prioriza as fontes de energia disponíveis, com base no melhor custo-benefício. A ênfase é utilizar a energia solar sempre que possível, com a contribuição máxima da concessionária (demanda contratada), reservando os geradores apenas para suplementar a demanda, seja quando aumenta a carga ou quando cai o solar devido a sombreamentos provocados por nuvens.

Para viabilizar essa configuração, foram instalados controladores DEIF específicos: o AGC150 GEN para os geradores, o AGC150 Mains para a entrada da concessionária e o ASC 4 Solar para gerenciar os 20 inversores. Além disso, o sistema é equipado com uma tela touchscreen de 21 polegadas, AGI421, que permite o gerenciamento completo do sistema.

Arquitetura do sistema instalado. Arte: DEIF

Arquitetura do sistema instalado. Arte: DEIF

Tela touch screen 21″ AGI421 para monitoramento e controle local

Controladores AGC150 DEIF. Imagem: DEIF/Divulgação

Controladores AGC150 DEIF. Imagem: DEIF/Divulgação

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.