Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida

Cliente final, localizado em MG, investiu em projeto que integra usina solar de 2 MW, geradores e concessionária
Energia Solar Canal Solar Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida
Sistema híbrido DEIF utilizado no projeto. Foto: DEIF/Divulgação

Em busca de um sistema de geração eficiente, econômico e sustentável, o Frigorífico São Joaquim, localizado na cidade de Urucânia (MG), investiu em uma solução híbrida da DEIF, que integra energia solar, rede da concessionária e geradores diesel.

Segundo o Sr. Ian Schwanz, engenheiro eletricista da Minas Energia, integradora responsável pelo projeto, com esse sistema o cliente está obtendo uma economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês.

No total, o empreendimento conta com:

  • 5 mil módulos fotovoltaicos da Risen Energy – 3 MWp;
  • 20 inversores SIW500H ST-100 da WEG – 2 MW;
  • 5 geradores a diesel (3 x 750 kVA + 2x 550 kVA);
  • Concessionaria com uma demanda contratada de 1,3 MW.
Frigorífico tem economia de 100 mil litros de óleo diesel por mês com solução híbrida
Planta com 5 mil painéis solares da Risen. Foto: DEIF/Divulgação

“O cliente, que comercializa carne suína, possuía instabilidade na rede o que o forçava utilizar geradores 24h por dia a plena carga. Por conta disso, desenvolvemos o projeto em parceria com a DEIF, que nos ofereceu a sua melhor tecnologia de geração distribuída híbrida para economia de óleo diesel”, destacou Schwanz.

O empreendimento, que foi instalado e comissionado em agosto de 2022, já está em operação sem interrupção até o momento. “Para esse projeto, pretendemos ainda agregar bancos de baterias BESS (Battery Energy Storage System) no futuro”, ressaltou.

Detalhes do projeto

A implementação do sistema híbrido DEIF permitiu a operação simultânea dos geradores com a usina fotovoltaica e a concessionária. Essa integração otimizou a importação/exportação de energia, garantindo um abastecimento confiável, usando os geradores em picos de demanda.

Em essência, o sistema prioriza as fontes de energia disponíveis, com base no melhor custo-benefício. A ênfase é utilizar a energia solar sempre que possível, com a contribuição máxima da concessionária (demanda contratada), reservando os geradores apenas para suplementar a demanda, seja quando aumenta a carga ou quando cai o solar devido a sombreamentos provocados por nuvens.

Para viabilizar essa configuração, foram instalados controladores DEIF específicos: o AGC150 GEN para os geradores, o AGC150 Mains para a entrada da concessionária e o ASC 4 Solar para gerenciar os 20 inversores. Além disso, o sistema é equipado com uma tela touchscreen de 21 polegadas, AGI421, que permite o gerenciamento completo do sistema.

Arquitetura do sistema instalado. Arte: DEIF
Arquitetura do sistema instalado. Arte: DEIF
Tela touch screen 21″ AGI421 para monitoramento e controle local
Controladores AGC150 DEIF. Imagem: DEIF/Divulgação
Controladores AGC150 DEIF. Imagem: DEIF/Divulgação
Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal