GC Solar 23.61 GW GD Solar 53.65 GW
Mercado & Investimentos

GD e baterias desafiam o modelo das distribuidoras, diz presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Mudanças na geração, operação e modelo de remuneração exigem redes preparadas para novos padrões de consumo

Canal Solar - GD e baterias desafiam o modelo das distribuidoras, diz presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Cyro Boccuzzi, presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Foto: Divulgação

A expansão da GD (geração distribuída), a entrada das baterias e o avanço das fontes renováveis estão mudando de forma acelerada a operação das redes elétricas e para Cyro Boccuzzi, presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid, o desafio não está apenas em incorporar novas tecnologias, mas em adaptar a própria lógica de funcionamento e remuneração das concessionárias de distribuição.

Uma das principais mudanças ocorre na relação entre a geração distribuída e as redes, aponta Boccuzzi. A expansão da GD já provoca efeitos concretos na operação cotidiana, com aumento das inversões de fluxo e dificuldades relacionadas à proteção dos circuitos.

Em determinadas situações, segundo ele, as redes chegam a ficar sobrecarregadas, ampliando a necessidade de instrumentos capazes de controlar esses fluxos e preservar a estabilidade do sistema.

O movimento tende a ganhar novas dimensões com a continuidade da expansão solar e a adoção de sistemas de armazenamento. Na opinião do especialista, as baterias poderão fazer parte da solução para administrar o crescimento da geração renovável, especialmente diante dos efeitos da intermitência sobre a operação das redes.

Novas formas de operação

Na avaliação de Boccuzzi, a transformação tecnológica também expõe limitações no modelo tradicional de remuneração das distribuidoras.

Hoje, entende, a lógica ainda é essencialmente baseada no consumo de energia em kWh, sem incorporar adequadamente elementos como horário de utilização da rede e flexibilidade.

Com a abertura progressiva do mercado de baixa tensão e a multiplicação de recursos energéticos distribuídos, esse modelo tende a perder aderência, assinala.

Para o presidente do Fórum, será necessário migrar para uma estrutura que considere os serviços prestados pela rede e precifique de maneira mais adequada seu uso ao longo do tempo.

A proposta envolve uma remuneração que leve em conta horário e flexibilidade, além do consumo de energia propriamente dito.

A mudança também passa pela capacitação das próprias distribuidoras, que precisarão desenvolver novas competências para atuar em um ambiente de mercado diferente do atual.

Segundo Boccuzzi, o redesenho deve considerar o impacto efetivo de cada consumidor sobre a infraestrutura, evitando que a remuneração continue baseada apenas em uma métrica única.

Solar excedente

Outro ponto levantado é o tratamento da energia solar excedente. A possibilidade de as distribuidoras comercializarem esse volume, conforme estudos em andamento na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é considerada por Boccuzzi uma questão controversa, sobretudo em um cenário de crescimento da geração renovável e necessidade de requalificação das redes.

O especialista defende que a infraestrutura de distribuição seja enxergada como um benefício sistêmico, mas sem transformar os serviços oferecidos pela rede em atividades gratuitas.

O avanço da geração distribuída, portanto, exige uma discussão simultânea sobre operação, remuneração e novas funções que poderão ser desempenhadas pelas distribuidoras.

Nesse contexto, a digitalização ganha importância, destaca Boccuzzi. O executivo aponta a necessidade de instalação de sensores, ampliação da conectividade e melhoria da capacidade de monitoramento para que as empresas passem a ter uma visão mais detalhada do comportamento da rede.

A ideia é aumentar a chamada consciência situacional e dar condições para uma atuação operacional mais granular.

Baterias frente à expansão convencional

O armazenamento aparece, na visão do presidente do Smart Grid Forum, não apenas como uma tecnologia voltada à integração das renováveis, mas também como possível alternativa a investimentos tradicionais em infraestrutura.

Algumas distribuidoras já estão utilizando baterias em locais isolados, substituindo soluções convencionais de expansão. A tendência, segundo ele, é que as redes do futuro sejam mais leves, à medida que recursos antes concentrados na infraestrutura passem a ser instalados junto aos consumidores.

Nesse cenário entram, além da geração solar, sistemas de armazenamento e equipamentos associados ao carregamento de veículos elétricos.

A adoção em maior escala, entretanto, dependerá da definição de regras econômicas e regulatórias. Boccuzzi chama atenção para o risco de que novas tecnologias sejam incorporadas sem critérios de eficiência e acabem simplesmente sendo transferidas para as tarifas.

Para ele, será necessário estabelecer mecanismos que assegurem a economicidade dessas soluções e deixem claro em quais situações elas representam uma alternativa mais vantajosa para a rede.

Veículos elétricos

A transformação da rede também será influenciada pela expansão da mobilidade elétrica, segundo Boccuzzi. Ele defende a adoção de estações de carregamento inteligentes e de tarifas capazes de estimular o consumo em períodos de menor demanda.

Além de representar uma nova carga para o sistema, os veículos elétricos poderão funcionar como recursos de flexibilidade. O carregamento controlado pode contribuir para equilibrar fluxos e reduzir pressões sobre a rede, desde que acompanhado de sinais económicos adequados.

Para viabilizar esse movimento, porém, o modelo de negócio das distribuidoras também precisará ser revisto, inclusive para acomodar os investimentos necessários.

Resiliência vira prioridade

As mudanças climáticas acrescentam outra camada de complexidade à transformação das redes, lembra o especialista. Na visão dele, não basta ampliar a infraestrutura de maneira uniforme.

As distribuidoras terão de reforçar seletivamente os trechos mais vulneráveis, combinando obras físicas com digitalização, sensores, conectividade e novas capacidades de resposta operacional.

A preparação para eventos extremos também exige maior cooperação entre empresas, defende. A experiência relatada pelo executivo a partir de uma operação de emergência na antiga Eletropaulo, em 1999, mostra como mecanismos de monitoramento e coordenação podem acelerar a recomposição do serviço.

Como os riscos variam entre regiões — de problemas de trânsito em São Paulo a eventos como tornados em outras áreas —, ele considera necessário aprimorar a cooperação entre distribuidoras e estabelecer regras de auxílio mútuo.

Um novo desenho para a distribuição

A transformação tecnológica, portanto, não se limita à aquisição de equipamentos, conforme afirma Boccuzzi. É preciso redefinir a arquitetura do sistema e deixar a engenharia ocupar papel central na elaboração das regras.

A discussão sobre o DSO (Distribution System Operator), por exemplo, destaca, exige ferramentas, fluxos de trabalho e limites regulatórios bem definidos para evitar conflitos de interesse e problemas de coordenação entre os agentes.

A mesma lógica vale para o modelo econômico das distribuidoras. Boccuzzi cita experiências internacionais com estruturas alternativas de remuneração e operação e defende que o Brasil avance para um sistema no qual o pagamento pelos serviços de rede tenha maior relação com o impacto efetivamente provocado pelos usuários.

Também considera que a governança do setor precisa evoluir para acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas e regulatórias.

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Antonio Carlos Sil
Sobre o autor
Antonio Carlos Sil

Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.