29 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

GD deve atingir 84 GW de potência instalada até 2050 no Brasil

Segundo a BNEF, com relação à geração centralizada, a expectativa é de 37 GW de capacidade acumulada

Autor: 16 de março de 2021Brasil
2 minutos de leitura
GD deve atingir 84 GW de potência instalada até 2050 no Brasil

“Analisando um cenário de menor custo, sem levar em consideração politicas públicas e incentivos, a expectativa é que até 2050 a capacidade total de GD (geração distribuída) fotovoltaica atinja 84 GW de potência instalada no Brasil”.

Esta é a estimativa de Luiza Demôro, Head of Country Transition Trends na BNEF (BloomberNEF). Segundo a especialista, esse número total representa um crescimento expansivo, pois a matriz elétrica brasileira possui hoje cerca de 175 GW.

Com relação à geração centralizada, a expectativa é de 37 GW de capacidade acumulada até 2050 – atualmente, são cerca de 3 GW de potência. 

“Estamos num país que, em geral, tem um histórico muito positivo para investimentos em renováveis e que é muito bem-visto pelos investidores, apesar dos desafios que apresentamos, como o da resolução 482”, disse a analista da BNEF.

“Toda vez que conversamos com investidores de fora ou com grande empresas, a mensagem é sempre a mesma: o Brasil é um dos principais focos, não só pelo tamanho do mercado, mas por termos um ambiente estável e até inovador para aportes em renováveis”, destacou.

Para Luiza, todos os setores vão passar por desafios ao longo dos anos, mas poucos irão apresentar as oportunidades que o segmento de energia renovável oferece para os consumidores.

GD atinge marca de 5 GW de potência

A geração distribuída de energia solar bateu neste mês a marca de 5 GW de potência instalada no Brasil. É o que apontou o levantamento feito pelo Canal Solar com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, são aproximadamente 527 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 422 mil usinas fotovoltaicas instaladas em cerca de 5,2 mil cidades brasileiras.

De acordo com projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a GD irá gerar mais 118 mil postos de trabalho este ano, R$ 17 bilhões em investimentos e R$ 4,5 bilhões de arrecadação aos cofres públicos. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.