9 de maio de 2021

Carrinho

GD deve atingir 84 GW de potência instalada até 2050 no Brasil

Segundo a BNEF, com relação à geração centralizada, a expectativa é de 37 GW de capacidade acumulada

Autor: 16 de março de 2021Brasil
GD deve atingir 84 GW de potência instalada até 2050 no Brasil

“Analisando um cenário de menor custo, sem levar em consideração politicas públicas e incentivos, a expectativa é que até 2050 a capacidade total de GD (geração distribuída) fotovoltaica atinja 84 GW de potência instalada no Brasil”.

Esta é a estimativa de Luiza Demôro, Head of Country Transition Trends na BNEF (BloomberNEF). Segundo a especialista, esse número total representa um crescimento expansivo, pois a matriz elétrica brasileira possui hoje cerca de 175 GW.

Com relação à geração centralizada, a expectativa é de 37 GW de capacidade acumulada até 2050 – atualmente, são cerca de 3 GW de potência. 

“Estamos num país que, em geral, tem um histórico muito positivo para investimentos em renováveis e que é muito bem-visto pelos investidores, apesar dos desafios que apresentamos, como o da resolução 482”, disse a analista da BNEF.

“Toda vez que conversamos com investidores de fora ou com grande empresas, a mensagem é sempre a mesma: o Brasil é um dos principais focos, não só pelo tamanho do mercado, mas por termos um ambiente estável e até inovador para aportes em renováveis”, destacou.

Para Luiza, todos os setores vão passar por desafios ao longo dos anos, mas poucos irão apresentar as oportunidades que o segmento de energia renovável oferece para os consumidores.

GD atinge marca de 5 GW de potência

A geração distribuída de energia solar bateu neste mês a marca de 5 GW de potência instalada no Brasil. É o que apontou o levantamento feito pelo Canal Solar com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, são aproximadamente 527 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 422 mil usinas fotovoltaicas instaladas em cerca de 5,2 mil cidades brasileiras.

De acordo com projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a GD irá gerar mais 118 mil postos de trabalho este ano, R$ 17 bilhões em investimentos e R$ 4,5 bilhões de arrecadação aos cofres públicos. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar