18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

GD solar já representa 4,3% de todo o mercado regulado

Geração atingiu 1.828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período de 2021

Autor: 3 de agosto de 2022Indicadores
GD solar já representa 4,3% de todo o mercado regulado

CCEE considera que todo o volume gerado correspondeu a 4,3% do consumo total de 42.600 MW médios. Foto: Unsplash

O volume produzido em painéis solares instalados em GD (geração distribuída) já corresponde por 4,3% de todo o consumo do mercado regulado, segundo um levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) à Agência Reuters.

De acordo com os números, no primeiro semestre deste ano, as usinas instaladas em residências, comércios e indústrias produziram 1.828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A CCEE considera que todo esse volume gerado foi consumido, correspondendo aos 4,3% do consumo total de 42.600 MW médios no mercado regulado no período. 

“De um lado temos a demanda crescente da sociedade por mais sustentabilidade e do outro, um apetite grande dos investidores, tornando esse mercado ainda mais atrativo”, disse o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.

Potência instalada

.Já em capacidade instalada, a GD solar atingiu 11.315 MW no país. A potência alcançada na primeira metade do ano representa uma adição de mais de 2 GW frente aos 9 GW do fim de 2021, evidenciando a adoção acelerada de uma tecnologia que, há quatro anos, não havia nem ultrapassado a marca de 1 GW 

Segundo Altieri, a GD solar tem se tornado cada vez mais relevante na matriz nacional e continuará ampliando sua representatividade ao longo dos próximos anos.  

Geração centralizada

O presidente do Conselho de Administração da CCEE avalia ainda que a energia solar também vem crescendo através da geração centralizada fotovoltaica.

No primeiro semestre, esses projetos produziram 1.207 MW médios de energia, cerca de 64% acima no comparativo anual.

“As grandes fazendas solares também estão atrás da geração distribuída em potência, somando pouco mais de 5 GW no país”, finalizou. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Coordenador da Revista Canal Solar. Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.