GC Solar 23.61 GW GD Solar 53.65 GW
Artigo de Opinião

Geração compartilhada ou comercialização disfarçada: onde está a diferença?

Artigo examina critérios que distinguem modelo de compensação coletiva de operações que utilizam sua estrutura jurídica para encobrir a venda de energia ou créditos

Canal Solar - Geração compartilhada ou comercialização disfarçada_ onde está a diferença

Foto: Magnific

A expressão energia por assinatura apresenta ao consumidor uma promessa de economia sem instalação de equipamentos em seu imóvel. Seu uso comercial, contudo, não identifica por si só a modalidade regulatória adotada. A oferta pode exigir adesão a uma estrutura coletiva, contratação de serviços e utilização de infraestrutura de terceiros.

O problema jurídico consiste em determinar se essas relações efetivamente organizam geração para consumo dos participantes ou apenas conferem aparência associativa a uma negociação de energia.

A hipótese desenvolvida é que a distinção exige análise conjunta da organização jurídica e da operação. A Lei nº 14.300/2022 reconhece a geração compartilhada, define o Sistema de Compensação de Energia Elétrica e caracteriza a micro e a minigeração distribuídas como produção para consumo próprio.

A leitura articulada desses dispositivos permite defender a modalidade sem presumir a regularidade de toda oferta apresentada sob seu nome.1

Este estudo é jurídico e qualitativo. Não realiza auditoria de empreendimentos, pesquisa empírica de mercado ou levantamento exaustivo de decisões administrativas. As recomendações decorrem de interpretação normativa e devem ser aplicadas mediante exame dos documentos e dos fatos de cada operação.

O debate sobre impactos elétricos da geração distribuída, embora relevante, não constitui critério suficiente para qualificar determinado contrato como comercialização disfarçada.

A geração compartilhada no sistema de compensação

O art. 1º, X, da Lei nº 14.300/2022 admite a reunião de consumidores pelas formas coletivas nele indicadas, com atendimento pela mesma distribuidora. O inciso XIV descreve a energia injetada como objeto de empréstimo gratuito à distribuidora, para posterior compensação ou contabilização como crédito. A participação coletiva é, portanto, expressamente reconhecida; não depende de proximidade pessoal com o empreendimento.1

A ANEEL explica que os participantes podem utilizar a energia gerada para compensar seus consumos. Esse registro contábil deve ser distinguido da entrega física exclusiva de eletricidade de uma usina a determinado aderente. O crédito não equivale a uma bateria que reserva os mesmos elétrons para utilização futura. A compreensão dessa diferença evita promessas comerciais incompatíveis com o funcionamento do sistema.2

A comercialização disciplinada pela Lei nº 10.848/2004 e pelo Decreto nº 5.163/2004 possui regime próprio de contratação. A existência de contratos privados no arranjo de geração compartilhada não o transforma automaticamente em operação do Ambiente de Contratação Livre. A qualificação exige identificar o objeto das obrigações e o regime efetivamente utilizado para atendê-las.3

As vedações e suas exceções

O art. 655-D, § 5º, da Resolução Normativa ANEEL nº 1.000/2021, na redação da REN nº 1.098/2024, veda a comercialização de créditos e excedentes e a obtenção de benefício em sua alocação para outros titulares, ressalvadas as hipóteses do art. 655-X. Este contempla chamadas públicas da distribuidora e comercialização com órgãos públicos por unidade beneficiária de programa social ou habitacional, nas condições aplicáveis.4

Não é tecnicamente adequado afirmar uma proibição absoluta de toda comercialização de excedentes de MMGD. As exceções, entretanto, tampouco legitimam genericamente contratos de assinatura. Seu emprego exige comprovação dos pressupostos legais e regulatórios; a mera referência a uma hipótese excepcional não autoriza estendê-la a consumidores e operações diferentes.

A interpretação defendida neste artigo procura compatibilizar a geração coletiva autorizada em lei com a vedação regulatória. Custear infraestrutura ou serviços efetivos não se confunde necessariamente com negociar créditos. O exame deve verificar se há obrigação autônoma demonstrável ou se a cobrança apenas remunera a transferência de créditos entre titulares. Essa distinção é interpretativa e não constitui aprovação antecipada de qualquer fórmula de remuneração.

A remuneração e a realidade dos contratos

No plano civil, os arts. 112 e 113 do Código Civil orientam a interpretação pela intenção consubstanciada no negócio, pela boa-fé e pelo comportamento das partes. O art. 167 trata da nulidade do negócio simulado. Esses dispositivos sustentam o exame do conteúdo efetivo das relações: o título locação ou contribuição não torna regular uma operação cuja execução lhe seja incompatível. A conclusão sobre simulação, por sua vez, exige prova dos seus elementos.5

A terceirização de manutenção, gestão ou implantação deve ser examinada no conjunto. Sua simples existência não permite concluir que houve venda de energia. Também não dispensa a demonstração de quem utiliza o ativo, quais direitos foram conferidos aos participantes, como as despesas são suportadas e qual obrigação fundamenta cada cobrança. A estrutura contratual precisa permanecer inteligível quando se retira o vocabulário publicitário.

A remuneração variável demanda atenção especial. Se a cobrança acompanha exclusivamente o volume de créditos destinado ao aderente, cabe examinar se corresponde à contraprestação por serviço ou infraestrutura efetiva, ou ao próprio benefício de alocação alcançado pela vedação regulatória.

Denominações contábeis e cláusulas genéricas não solucionam essa dúvida. A conclusão depende do objeto, da execução e da disciplina setorial aplicável, sem presunção automática de validade.

O art. 10 da Lei nº 14.300/2022 acrescenta limite específico: impede a inclusão no SCEE diante de aluguel ou arrendamento de terrenos, lotes e propriedades remunerado em reais por unidade de energia. Não se deve confundir essa hipótese com qualquer referência econômica a desempenho. Tampouco se pode utilizar sua especificidade para afastar a análise de outras vedações incidentes sobre serviços, cessões ou locações de equipamentos.1,4

Critérios para uma diligência jurídica consistente

Propõe-se iniciar a diligência pelo ato constitutivo, pelos instrumentos de adesão e pelos documentos da unidade geradora. O objetivo é identificar a modalidade declarada, o titular da geração, as unidades participantes e o vínculo que sustenta o uso coletivo. A forma escolhida deve respeitar seu regime próprio; associação, cooperativa e consórcio não são estruturas intercambiáveis apenas por conveniência comercial.

A etapa seguinte deve confrontar documentos e execução. Recomenda-se examinar comprovantes de participação, critérios de alocação, registros de faturamento, uso da infraestrutura e composição das cobranças. A pergunta decisiva é se o participante integra a organização de geração para seu consumo ou figura, na prática, apenas como destinatário de créditos negociados. Nenhum documento isolado substitui essa reconstrução da operação.

Informação ao consumidor e divisão dos riscos

Quando configurada relação de consumo, os deveres de informação e as regras sobre oferta e proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor devem integrar a análise. O art. 46 protege o conhecimento prévio e a compreensão do instrumento. A adoção de uma entidade coletiva não permite resolver abstratamente a incidência ou o afastamento do CDC; é preciso examinar a relação efetiva entre fornecedor, participante e entidade.6

Recomenda-se que a proposta explique a base de cálculo da economia e permita conferir o custo total, incluindo cobranças que permanecem na distribuidora. Também deve esclarecer como o aderente acompanha a compensação e contesta divergências. A diferença entre desconto anunciado e economia efetivamente apurada precisa ser verificável, para que o consumidor possa comparar alternativas sem depender apenas de uma simulação comercial.

Quanto aos riscos, sugere-se distinguir contratualmente geração, alocação e compensação. Cada evento ocorre em etapa própria e não deve ser utilizado como sinônimo dos demais. O instrumento deve definir o evento que torna exigível a remuneração e o tratamento de atrasos de conexão, indisponibilidades, falhas de faturamento e inadimplência. Trata-se de recomendação de organização contratual, sujeita às normas imperativas aplicáveis.

A saída do participante também merece disciplina clara. Recomenda-se prever aviso, critérios proporcionais de penalidade quando cabíveis, prestação de contas e obrigações posteriores ao desligamento. A destinação dos créditos precisa observar os limites regulatórios; uma cláusula privada não pode assegurar realocação irrestrita nem transformar saldo energético em direito automático de recebimento em dinheiro. A previsão contratual deve refletir aquilo que o sistema admite.2,4

Conclusão

Energia por assinatura é expressão insuficiente para determinar regularidade ou ilicitude. A conclusão depende do vínculo coletivo, da finalidade de consumo próprio e da correspondência entre obrigações e execução. Não conhecer pessoalmente a usina não constitui fundamento autônomo para desqualificar a participação. O conhecimento do contrato e a possibilidade de conferir sua execução são critérios muito mais úteis à diligência.

Defende-se a legitimidade da geração compartilhada acompanhada de fiscalização fundamentada e transparência. A remuneração de serviços ou infraestrutura exige demonstração de sua causa e compatibilidade com as vedações setoriais. Quando o objeto real corresponde à negociação de créditos ou energia fora das hipóteses admitidas, o nome atribuído ao negócio não elimina o problema. A segurança jurídica do modelo depende de estruturas que possam ser explicadas, documentadas e verificadas, inclusive em seus riscos e obrigações de saída.

Notas e referências

  1. BRASIL. Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022. Marco legal da microgeração e minigeração distribuída. Texto atualizado. Dispositivos examinados: art. 1º, X e XIV; arts. 9º, 10 e 28. Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2022/lei-14300-6-janeiro-2022-792217-normaatualizada-pl.html. Acesso em: 18 out. 2026.
  2. ANEEL. Micro e Minigeração Distribuída. Página institucional sobre modalidades de participação e funcionamento do SCEE. Atualizada em 9 jun. 2026. A expressão institucional que compara a rede a uma bateria é entendida neste artigo apenas como analogia contábil. Disponível em: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/geracao-distribuida. Acesso em: 18 out. 2026.
  3. BRASIL. Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, art. 1º. Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004, art. 1º. Regime de comercialização nos ambientes de contratação regulada e livre. Textos atualizados na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2004/lei-10848-15-marco-2004-531234-normaatualizada-pl.html
    https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5163-30-julho-2004-533148-normaatualizada-pe.html. Acesso em: 18 out. 2026.
  4. ANEEL. Resolução Normativa nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021, art. 655-D, § 5º, e art. 655-X, na redação dada pela Resolução Normativa nº 1.098, de 23 de julho de 2024. Confrontar com a Lei nº 14.300/2022, arts. 24 e 36-A. A exceção não dispensa os requisitos e a regulamentação específicos. Disponível em: https://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren20241098.pdf. Acesso em: 18 out. 2026.
  5. BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Arts. 112, 113 e 167. Texto compilado da Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 18 out. 2026.
  6. BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Arts. 6º, III; 30; 31; 46 e 51. Sua incidência depende da configuração da relação de consumo. Texto compilado da Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso em: 18 out. 2026.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Juliana de Oliveira
Sobre o autor
Juliana de Oliveira

Juliana de Oliveira é advogada especializada no setor elétrico, com 14 anos de experiência na área. É CEO da Oliveira & Rohr Advocacia e da Oliveira & Rohr Empreendimentos, além de mestre em Direito.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.