Geração cresce 2,7% em janeiro, puxada pelas fontes solar e térmica

A falta de chuvas e aumento da demanda têm exigido mais do parque termelétrico, diz CCEE
Canal-Solar-Geracao-cresce-27-em-janeiro-puxada-pelas-fontes-solar-e-termica.jpg
Imagem: Pixabay

A produção nacional de energia elétrica atingiu 73.452 MWmed (megawatts-médios) em janeiro, registrando um aumento de 2,7% em comparação com o mesmo período de 2023. 

Todas as fontes apresentaram crescimento, exceto a eólica. Destaca-se o crescimento da geração solar e térmica, que aumentaram respectivamente em 52,4% (2.945 MWmed) e 20,7% (7.307 MWmed).

A geração de eletricidade a partir da força dos ventos alcançou 7.437 MWmed, uma queda de -14,5%. Enquanto isso, a produção hidrelétrica atingiu 55.763 MWmed, representando um aumento de 1,6%.

Chama a atenção o aumento na geração termelétrica. Nos últimos três meses, essa fonte vem apresentando crescimento acima de dois dígitos (23,5% em novembro e dezembro e 20,7% em janeiro).

De acordo com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a escassez de chuvas durante o período úmido e as temperaturas elevadas resultam em uma menor geração hidráulica e maior geração térmica para atender à demanda.

O ONS (Operador Nacional do Sistema) tem alertado nos últimos meses que o aumento da demanda no horário de pico tem exigido o acionamento de termelétricas, cujo custo é maior do que outras tecnologias, além de ser uma fonte mais poluente.

Geracao-por-fonte-janeiro-2024.jpg
Geração por fonte em janeiro. Dados são preliminares. Fonte: CCEE

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal