20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Governo dos EUA quer aumentar a participação da fonte solar de 4% para 45% até 2050

Departamento de energia do país anunciou audaciosa meta para aumentar significativamente a geração de energia limpa

Autor: 9 de setembro de 2021EUA
Governo dos EUA quer aumentar a participação da fonte solar de 4% para 45% até 2050

MIAMI, FLÓRIDA. O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciou, nesta quarta-feira (8), que pretende ampliar a geração de energia solar do país dos atuais 4% para 40% até 2035 e para 45% até 2050.

Para alcançar a audaciosa meta, o DOE anunciou um estudo denominado Solar Futures Study (Estudo sobre o futuro da energia solar, em português), detalhando o papel da energia solar da ‘descarbonização’ da geração de energia nos EUA. O estudo mostra como será necessária a implementação de políticas para a geração de energia solar nos próximos anos para que a meta seja alcançada.

O levantamento é resultado do esforço feito pela administração do presidente Joe Biden em contribuir para a redução da emissão de gases e em investir em energia limpa nos próximos anos.

“O estudo mostra que a energia solar, a fonte mais barata e com grande potencial de crescimento, pode produzir energia suficiente para abastecer 40% das casas americanas até 2035 e gerar mais de 1.5 milhões de empregos no processo de instalação”, disse a Secretária de Energia, Jennifer M. Granholm.

“Para atingirmos essa meta brilhante, temos que implementar uma quantidade massiva de energia renovável e investir em políticas consistentes de descarbonização, exatamente o que está estabelecido no Plano de Infraestrutura apresentado pelo presidente Biden”, afirma.

Em 2020, os Estados Unidos instalaram um número recorde de painéis solares, com 15 GW – do total de 76 GW gerados no país, que hoje representam 4% da energia gerada. O estudo mostra que, para alcançar a meta prevista no plano do presidente, será necessário quadruplicar a instalação desses painéis a cada ano, além de realizar investimentos massivos em políticas de geração de energia limpa.

O investimento em energia solar faz parte do pacote de infraestrutura do presidente Biden, que prevê investimentos da ordem de US$ 1.2 trilhões e tem investimentos na construção de estradas, pontes, aeroportos e hidrovias, sempre obedecendo ‘políticas verdes’ e de olho na preservação ambiental.

Para ver o estudo, clique aqui

Kits MPLE da Ecori com promoção em Microinversor APsystem e da Canadian Solar
Ana Paula Franco

Ana Paula Franco

Editora do jornal AcheiUSA por sete anos. Assessora de imprensa do Castro Legal Group, em Pompano Beach (Flórida). Entre 2006 e 2012, atuou como assessora de imprensa no Governo de Minas Gerais. Corresponde do Canal Solar formada pela PUC Minas, com especialização em políticas públicas pela Fundação João Pinheiro. Vive na Flórida (EUA) há oito anos.

Comentar