Governo revoga ex-tarifários para módulos HJT

Resolução publicada no DOU encerra incentivos fiscais para importação a partir de 60 dias da data de publicação
Canal Solar - Governo revoga ex-tarifários para módulos HJT
Foto: Canva

O Governo Federal revogou, nesta quinta-feira (28), cinco ex-tarifários que impactam diretamente o custo de importação de módulos fotovoltaicos de tecnologia HJT.

A decisão consta na Resolução GECEX nº 782/2025, publicada no DOU (Diário Oficial da União), e estabelece que as novas medidas entrem em vigor 60 dias após a publicação.

Na prática, o fim do benefício passa a valer em 28 de outubro de 2025, antecipando o fim da vigência prevista, que era de 31 de dezembro de 2025.

A revogação atinge os módulos fotovoltaicos classificados no código NCM 8541.43.00, especificamente os Ex 154, Ex 996, Ex 997, Ex 998 e Ex 999.

Governo revoga ex-tarifários para módulos HJT
Imagem: MDIC/Reprodução

O que muda para o mercado?

Com a retirada dos ex-tarifários, esses equipamentos deixam de contar com a redução do Imposto de Importação, o que pode elevar os custos de aquisição e instalação de projetos solares que utilizam módulos HJT.

Criados para incentivar a competitividade, os ex-tarifários são benefícios fiscais aplicados a bens de capital e de informática sem produção nacional equivalente.

Para mais detalhes, confira a íntegra da Resolução GECEX nº 782/2025 no DOU.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.